O DIREITO ATRAVÉS DA LITERATURA DE BERNARDO ÉLIS: UMA ANÁLISE BOURDIENIANA DO CONTO “A ENXADA”, SOB PERSPECTIVA AGRÁRIO-CONSTITUCIONAL

Autores

  • Hillary Suellen da Silva Freitas Universidade Federal da Paraíba
  • Yasmin Kimura Taketomi Olímpio niversidade Federal da Paraíba
  • Lucas Gomes de Lima Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3186

Palavras-chave:

Trabalhador rural. Campo. Direito Agrário Constitucional. Literatura. Poder Simbólico.

Resumo

A obra literária de Bernardo Élis é responsável por dar maior destaque à realidade do trabalhador rural. Em seus trabalhos, notadamente marcados por denúncias das condições desumanas às quais o camponês está submetido historicamente no Brasil, evidencia a expressiva lacuna de aplicação fática do Direito nesses cenários, instrumento que deveria protegê-lo, promover a justiça social no campo e o dar as mínimas condições para viver dignamente. Nesse sentido, o presente artigo intenta analisar a produção bernardiana intitulada A enxada sob a perspectiva do Direito Agrário Constitucional, compreendendo as condições de produção de (sobre)vivência do personagem Supriano à luz de noções operatórias bourdienianas de Poder Simbólico. Para isso, vale-se da técnica qualitativa de análise de conteúdo, por meio da qual realizamos uma revisão bibliográfica interdisciplinar unindo o jurídico, o literato e o social.

Biografia do Autor

Hillary Suellen da Silva Freitas, Universidade Federal da Paraíba

 Graduanda em Direito pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e integrante bolsista do LouCid – Grupo de Pesquisa e Extensão Loucura e Cidadania da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: hillarysuellendefreitas@gmail.com.

Yasmin Kimura Taketomi Olímpio, niversidade Federal da Paraíba

Graduanda em Direito pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Integrante do Projeto de Extensão de Preservação da Memória do Curso de Direito da Universidade da Paraíba (UFPB). Monitora bolsista da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. E-mail: yasminkimuratak@gmail.com.

Lucas Gomes de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Direito pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Monitor da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. E-mail: lucasgomeslima2010@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Freitas, H. S. da S. ., Olímpio, Y. K. T. ., & Lima, L. G. de . (2021). O DIREITO ATRAVÉS DA LITERATURA DE BERNARDO ÉLIS: UMA ANÁLISE BOURDIENIANA DO CONTO “A ENXADA”, SOB PERSPECTIVA AGRÁRIO-CONSTITUCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1371–1390. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3186