JARDIM ZOOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO: HISTÓRICO E DIVULGAÇÃO PELA MÍDIA IMPRESSA

Autores

  • José Mario d`Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Alves d`Almeida Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3131

Palavras-chave:

Divulgação Científica. Jardim Zoológico. Rio de Janeiro.

Resumo

Com o presente trabalho, objetivamos avaliar a divulgação científica do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (JZRJ), pela mídia impressa, no período de 1945 a 2017, enquanto instituição pública. As notícias publicadas sobre o JZRJ foram classificadas, arbitrariamente, em três áreas temáticas: Educação, pesquisa e entretenimento, sendo que esta última foi a que apresentou maior divulgação pelos jornais avaliados, o que nos leva a concluir que a importância científica e educacional do JZRJ não teve a devida abordagem e divulgação pela mídia impressa. Por conseguinte, torna-se importante ressaltar que os Zoológicos deveriam priorizar mais a conservação, a Educação Ambiental e a pesquisa científica, partindo da premissa de que, só para conhecer “bichos”, bastam os documentários exibidos pelas televisões.

Biografia do Autor

José Mario d`Almeida, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado IV, Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal Fluminense Doutor em Biologia Parasitária (Fiocruz), Bacharel em História.

Claudia Alves d`Almeida, Oswaldo Cruz

Professora de Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro, Diretora de Escola Municipal, Licenciada em História, Mestre em História Social, Doutoranda em História da Ciência e Saúde, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

d`Almeida, J. M. ., & d`Almeida, C. A. . (2021). JARDIM ZOOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO: HISTÓRICO E DIVULGAÇÃO PELA MÍDIA IMPRESSA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1016–1034. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3131