USO DE BIOENSAIO COM Allium cepa L. PARA AVALIACÃO DE CITOTOXICIDADE DE Croton urucurana Baill

doi.org/10.29327/217514.6.12-6

Autores

  • Kamila Antunes de Souza Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  • João Victor Ataíde Oliveira Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas – LaCEM
  • Antônio Zenon Antunes Teixeira Instituto federal de Goiás IFG

Palavras-chave:

Allium cepa L. Citotoxicidade. Croton urucurana Baill.

Resumo

Croton urucurana Baill é uma planta medicinal conhecida popularmente como Sangra d’água, pois quando seu tronco é cortado, libera uma seiva resinosa de cor vermelha escura como sangue. A casca e a resina dessa planta são utilizadas como remédio natural por suas propriedades de anti-inflamatórias, antibacterianas, antissépticas e cicatrizantes. Embora, há poucos estudos que comprovam sua eficácia e segurança. O uso de ensaios biológicos para avaliar a bioatividade dos extratos e compostos de plantas foram frequentemente aplicados para identificação e monitoramento de substâncias potencialmente tóxicas. Este estudo tem como objetivo avaliar a citotoxicidade do extrato de resina de planta medicinal C. urucurana por meio de bioensaio com Allium cepa (cebola). As cebolas descascadas foram colocadas em recipiente com água destilada durante 24 horas para estimular crescimentos das raízes. Depois desse período, foram escolhidos bulbos de cebolas saudáveis para o experimento e tratados com seIs diferentes concentrações de resina (25, 50, 100, 250, 500 e 750 ppm). O ensaio foi realizado em 96 horas. As cebolas tratadas com água destilada foram utilizadas como controle. Ao final do ensaio foi mensurado o tamanho das raízes de bulbos, dez amostras para cada tratamento. Os resultados mostraram que os extratos nas doses e tempos de exposição avaliado, foram citotóxico e retardaram os crescimentos radiculares das cebolas. O comprimento das raízes diminuiu com o aumento das concentrações do extrato. As médias do grupo de tratamentos são significativamente diferentes da média do controle (p<0,05), analisados pelo teste de Dunnett’s. As taxas de inibição foram superiores a 50% a 250, 500 e 750 ppm com valores 63, 81 e 86%, respectivamente. Em resumo, a resina causam uma inibição do crescimento radicular do Allium cuja intensidade depende das concentrações aplicadas.

 

Biografia do Autor

Kamila Antunes de Souza Neves , Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Possui curso técnico profissionalizante em Agroindústria, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG (2018). Atualmente é graduanda de Engenharia de Software, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Estagiária de Engenharia de Software no Grupo Lago Azul. E-mail: kamilaantunes1@gmail.com.

João Victor Ataíde Oliveira , Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas – LaCEM

Possui curso técnico profissionalizante em Química, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG (2018). Atualmente é graduando de Bacharelado em Química, pela Universidade Federal de Goiás, onde é membro do grupo de pesquisas do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas – LaCEM. E-mail: victor.jv1235@gmail.com.

Antônio Zenon Antunes Teixeira, Instituto federal de Goiás IFG

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), graduação em Química Tecnológica - Seneca College (2001), graduação em Indústria Farmacêutica Tecnológica - Seneca College (2002). Aluno do Toronto Institute Pharmaceutical Technology (TIPT) (2003 - 2004) no programa Pesquisa e Desenvolvimento de Drogas. Doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1993). Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Especialização em Análises Clínicas e Microbiologia pela Universidade Cândido Mendes (2017). E-mail: azteixei@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Neves , K. A. de S., Oliveira , J. V. . A., & Teixeira, A. Z. A. . (2020). USO DE BIOENSAIO COM Allium cepa L. PARA AVALIACÃO DE CITOTOXICIDADE DE Croton urucurana Baill: doi.org/10.29327/217514.6.12-6. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 07. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/309