MANEJO QUÍMICO DA FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA

Autores

  • Fernanda Carolina Cerutti Universidade Católica do Paraná
  • Alexandre Luis Muller Universidade Católica do Paraná
  • Dyogo Bortot Brustolin Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3057

Palavras-chave:

Fungicida. Phakopsora pachyrhizi. Glycine max.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia da utilização de diferentes princípios ativos no controle químico da ferrugem asiática em lavouras do oeste paranaense. O experimento foi conduzido na estação experimental da MBF Pesquisas Agronômicas no município de Maripá, no período de novembro de 2020 a abril de 2021. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualisados contendo 5 tratamentos com 4 repetições, os tratamentos foram compostos por uma testemunha absoluta e quatro tratamentos químicos com diferentes princípios ativos. As aplicações de fungicida iniciaram aos 45 dias após a emergência, seguido de mais duas aplicações com 14 dias de carência entre elas. Os parâmetros analisados foram a incidência e severidade da ferrugem asiática, produtividade e massa de mil grãos. Os resultados foram submetidos à análise de variância e comparados pelo teste de Tukey a 5% utilizado o software AgroEstat. Nas avaliações aos 21 dias após a aplicação houve diferença entre os tratamentos e a testemunha. Não houve diferença de produtividade entre os tratamentos, mas na massa de mil grãos o tratamento 4 foi superior aos demais. As condições climáticas durante a condução do experimento influenciaram nos resultados da incidência de ferrugem asiática, da produtividade e da massa de mil grãos.

Biografia do Autor

Fernanda Carolina Cerutti, Universidade Católica do Paraná

Acadêmica do curso de Agronomia da Escola de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Câmpus Toledo, Paraná. E-mail: fercerutti28@gmail.com.

Alexandre Luis Muller, Universidade Católica do Paraná

Professor Dr. do curso de Agronomia da Escola de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Câmpus Toledo, Paraná. E-mail: alexandre.luis@pucpr.br.

Dyogo Bortot Brustolin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. E-mail: d_bortot@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Cerutti, F. C. ., Muller, A. L. ., & Brustolin, D. B. . (2021). MANEJO QUÍMICO DA FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 244–256. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3057