PEDAGOGIA SOCIAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: POTENCIALIDADES E LIMITES DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO SOCIAL

Autores

  • Josiane Silva Sizenando de Oliveira Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Elisangela Pereira dos Santos Mai Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Andréa Scopel Piol FACELI
  • Luciane Martins de Oliveira Matos FACELI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28772

Palavras-chave:

Pedagogia Social. Pedagogo Social. Educação Não-formal

Resumo

Este artigo analisa a Pedagogia Social destacando contribuições, limites e tensões nos espaços não formais. O problema busca responder quais são as implicações e de que maneira esse profissional pode articular as potencialidades da educação social frente às contradições e demandas existentes nos espaços sociais. O objetivo consiste em compreender as concepções da Pedagogia Social em espaços não formais, identificando tendências, categorias e lacunas do campo. Trata-se de pesquisa qualitativa, bibliográfica, ancorada na abordagem do Estado do Conhecimento. A investigação utilizou-se de produções no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerando os descritores: Pedagogia Social, Educação Não Formal e projetos sociais nos anos de 2016 a 2026. Os resultados apontam que a Pedagogia Social se caracteriza como prática emancipatória no enfrentamento das desigualdades em locais de vulnerabilidade social. Assim, para superar o caráter paliativo e promover mudanças efetivas é imperativo, que o pedagogo social alie a prática educativa a uma postura estratégica em favor da valorização profissional e ao fortalecimento de políticas públicas comprometidas com a promoção da inclusão, com o reconhecimento dos direitos sociais, cidadania e com a emancipação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Silva Sizenando de Oliveira, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Graduanda em Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares- ES.

Elisangela Pereira dos Santos Mai, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Graduanda em Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares – ES.

Andréa Scopel Piol, FACELI

Professora Doutora Titular, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (FACELI) e Pedagoga da Prefeitura Municipal de Aracruz - ES. 

Luciane Martins de Oliveira Matos, FACELI

Professora Doutora Titular, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI – ES. Pedagoga Escolar da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo - SEDU.

Downloads

Publicado

2026-07-07

Como Citar

Oliveira, J. S. S. de, Mai, E. P. dos S., Piol, A. S., & Matos, L. M. de O. (2026). PEDAGOGIA SOCIAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: POTENCIALIDADES E LIMITES DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO SOCIAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(7), 1–17. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28772