A ATUAÇÃO CLÍNICA DO FARMACÊUTICO NA TESTAGEM DE HIV À LUZ DA RDC Nº 978/2025

Autores

  • Camila Costa Santos UNIFACS
  • Daniel Rebouças da Cruz UNIFACS
  • Dominique Batista de Jesus UNIFACS
  • Marcos Vinícius Santos Gomes UNIFACS
  • Matheus Fontes Deiró Tavares UNIFACS
  • Rosemilia Ribeiro da Cunha UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.26824

Palavras-chave:

HIV. Teste Rápido. Farmácia Comunitária. RDC 978/2025. Assistência Farmacêutica.

Resumo

A história do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) no Brasil nos últimos anos, deixou de ser uma sentença de morte para uma doença crônica com tratamento através da Terapia Antiretroviral por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, o diagnóstico tardio ainda é uma barreira para o alcance das metas 95-95-95 estabelecidas pela UNAIDS até 2030, sendo assim, este artigo analisa a importância estratégica do farmacêutico na realização de testes rápidos de HIV em farmácias comunitárias com respaldo na RDC nº 978/2025 da ANVISA, que classifica as farmácias como Serviços Tipo I. Por meio de revisão de literatura, foram analisados artigos científicos e documentos normativos. Os resultados demonstram que o farmacêutico atua na linha de frente como um agente de saúde pública, realizando o rastreamento, aconselhamento e encaminhamento para a rede de atenção especializada. Conlui-se que a descentralização do teste rápido para as farmácias, reduz barreiras de acesso e estigmas. O farmacêutico protagoniza o papel essencial na promoção da Prevenção Combinada e na disseminação do conceito Indetectável = Intransmissível (I=I), Garantindo maior eficácia na identificação inicial do vírus HIV no Brasil.

159 65

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Costa Santos, UNIFACS

    Autora, discente do curso de Farmácia na Universidade Salvador (UNIFACS).

  • Daniel Rebouças da Cruz, UNIFACS

    Autor, discente do curso de Farmácia na Universidade Salvador (UNIFACS).

  • Dominique Batista de Jesus, UNIFACS

    Autora, discente do curso de Farmácia na Universidade Salvador (UNIFACS).

  • Marcos Vinícius Santos Gomes, UNIFACS

    Autor, discente do curso de Farmácia na Universidade Salvador (UNIFACS).

  • Matheus Fontes Deiró Tavares, UNIFACS

    Autor, discente do curso de Farmácia na Universidade Salvador (UNIFACS).

  • Rosemilia Ribeiro da Cunha, UNIFACS

    Orientadora, Mestre em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que desempenha a função acadêmica/orientadora na Universidade Salvador (UNIFACS).

Downloads

Publicado

2026-05-27

Como Citar

Santos, C. C., Cruz, D. R. da, Jesus, D. B. de, Gomes, M. V. S., Tavares, M. F. D., & Cunha, R. R. da. (2026). A ATUAÇÃO CLÍNICA DO FARMACÊUTICO NA TESTAGEM DE HIV À LUZ DA RDC Nº 978/2025. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(5), 1-9. https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.26824

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

11-20 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.