ÔMEGA-3 NO TRATAMENTO PALIATIVO DO CÂNCER

Autores

  • Jaqueline Teles de Abreu Leite Universidade Iguaçu
  • Lívia Cabral Lobo Federal do Rio de Janeiro
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2680

Palavras-chave:

Câncer. Tratamento paliativo. Ômega-3. Suplementação.

Resumo

Os ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 encontrados no óleo de peixe e em peixes de alto teor lipídico, desempenham papel importante no tratamento paliativo do câncer. Possuem a capacidade de inibir a transcrição de genes pró-inflamatórios, inibindo a carcinogênese, retardam o crescimento de tumores, atuam na diferenciação celular, apoptose celular, melhoram a eficácia da quimioterapia e radioterapia, tendo em vista que auxiliam no aumento da resposta imunológica, na diminuição da toxicidade da quimioterapia e ainda diminuem as complicações associadas às feridas cirúrgicas, em virtude da diminuição da magnitude da resposta inflamatória típica do trauma.  Além disso, diversos mecanismos de ação foram abordados com a finalidade de descrever a maneira pela qual o ácido graxo poli-insaturado ômega-3 pode alterar o processo de carcinogênese. O estudo ora exposto, trata-se de revisão de literatura, a qual possui como principal objetivo apresentar os diversos benefícios da suplementação de ômega-3 no tratamento paliativo do câncer, trazendo como consequência a melhoria da qualidade de vida desses pacientes.

Biografia do Autor

Jaqueline Teles de Abreu Leite, Universidade Iguaçu

UNIG – Universidade Iguaçu, Curso de Graduação em Farmácia, Nova Iguaçu-RJ, Brasil.

Lívia Cabral Lobo, Federal do Rio de Janeiro

Msc. em Ciências de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora assistente no Departamento de Farmácia da Universidade Iguaçu (UNIG).

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Veiga de Almeida

Msc. em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Integrante do corpo docente da Universidade Iguaçu (UNIG).

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Leite, J. T. de A. ., Lobo, L. C. ., & Andrade, L. G. de . (2021). ÔMEGA-3 NO TRATAMENTO PALIATIVO DO CÂNCER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 1547–1561. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2680