CONTRACEPTIVOS DE EMERGÊNCIA: UMA REVISÃO TEÓRICA DO TIPO NARRATIVA PARA IDENTIFICAR EVIDÊNCIAS DA FARMACODINÂMICA E DO USO DESSES MEDICAMENTOS

Autores

  • Gabrielle Adorno Silva CESUFOZ
  • Gabrielle Racoski Custódio Pillati Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rafaela dal Piva Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2661

Palavras-chave:

Pílula do dia Seguinte. Fármacos. Organismo da mulher. Anticonceptivo.

Resumo

Contraceptivo de emergência (CE), conhecidos popularmente como “pílula do dia seguinte” comercializados no Brasil, é um método que se distingue dos demais anticoncepcionais uma vez que este é utilizado após o ato sexual sem proteção, enquanto, os demais previnem a concepção antes e durante as relações sexuais. Este estudo teve como objetivo possibilitar ao leitor de forma clara e análise sobre seu uso e efeitos, desejáveis e indesejáveis, no organismo da mulher, devido ao uso recorrente desses contraceptivos. Para tanto, realizou-se uma revisão teórica do tipo narrativa alicerçada em pesquisas e trabalhos publicados entre os anos de 2011 a 2021. Conclui-se com esse estudo que há necessidade de que as mulheres recebam maiores informações sobre indicação, métodos disponíveis, eficácia e segurança fundamentais a fim de evitar uma gravidez indesejada e que o uso de CE regularmente pode sim causar problemas de saúde. Espera-se que os resultados deste estudo possam ser fonte de conhecimento para muitos adolescentes e jovens que utilizam a CE, mudando a percepção sobre o seu uso e as consequências, principalmente levando a informação de que o mesmo ser deve ser utilizado quando não foi feito uso de anticoncepcionais ou preservativos durante o ato sexual, em casos de falha no método de rotina, uso de anticonceptivo inadequado e/ou ocorrências de violência sexual.

Biografia do Autor

Gabrielle Adorno Silva, CESUFOZ

Acadêmica de Farmácia pelo CESUFOZ - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu. E-mail: gabrielle_adorno@outlook.com

Gabrielle Racoski Custódio Pillati, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Farmacêutica generalista pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2013), mestre em Ciências Farmacêuticas pela UNIOESTE (2018), membro do corpo docente dos cursos de Farmácia e Biomedicina do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu - CESUFOZ.

Rafaela dal Piva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Farmácia - Habilitação Indústria pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Mestrado em Biotecnologia Aplicada a Agricultura pela UNIPAR (2011). Experiência em farmácia de dispensação com assistência farmacêutica, elaboração de procedimentos operacionais padrão, controle de psicotrópicos. Experiência em manipulação de medicamentos alopáticos nas formas sólidas, líquidas e semissólidas; controle de qualidade de matérias-primas utilizadas em manipulação, elaboração de procedimentos operacionais padrão. Experiência na indústria farmacêutica na área da garantia da qualidade com elaboração de ordens de fabricação, liberação de produtos, conhecimentos do sistema SAP, elaboração de relatórios de revisão periódica de produtos, análise estatística de dados, conhecimentos de controle de mudanças e validação de processos e atuação na área de assuntos regulatórios pertinentes à pós registro de medicamentos e histórico de mudança de produtos. Atuação na docência em cursos técnicos nas disciplinas de farmacologia e cosmetologia, e para curso superior nas disciplinas de assistência farmacêutica, química farmacêutica, farmacologia, biologia, genética e fisiologia. Atualmente, atuando na assistência farmacêutica do SUS.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Silva, G. A. ., Pillati, G. R. C. ., & Piva, R. dal . (2021). CONTRACEPTIVOS DE EMERGÊNCIA: UMA REVISÃO TEÓRICA DO TIPO NARRATIVA PARA IDENTIFICAR EVIDÊNCIAS DA FARMACODINÂMICA E DO USO DESSES MEDICAMENTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 1276–1287. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2661