ALFABETIZAÇÃO E TDAH

Autores

  • Sther Soares Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.266

Palavras-chave:

Alfabetização. TDAH. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresenta como tríade desatenção, impulsividade e hiperatividade pode atingir crianças, adultos com maior prevalência no gênero masculino. Alfabetização é o processo de aprender o código alfabético e desenvolver a escrita. O pensamento leva a formação do conhecimento e posterior o desenvolvimento das habilidades alfabéticas, a leitura e escrita. O objetivo deste estudo consiste em descrever a relação entre alfabetização e TDAH e verificar as estratégias utilizadas em sala de aula para desenvolver o processo de alfabetização. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que busca descrever a relação entre alfabetização e TDAH. Para isso, realizou-se um levantamento da literatura nacional e internacional, publicada nos idiomas Inglês, Espanhol, Português entre 2005 e 2020. A amostra foi selecionada por meio das bases de dados, SCIELLO e LILACS, utilizando-se os descritores, alfabetização, TDAH, ensino e aprendizagem. É fundamental o envolvimento da família, escola e profissionais envolvidos no processo diagnóstico e tratamento, a fim de promover melhor desempenho, motivação e sucesso na vida acadêmica. É importante sempre buscar novas estratégias de ensino, onde favoreça o desempenho do aluno com TDAH e estimulação de maneira lúdica, mas com foco nas habilidades essenciais da aprendizagem.

Biografia do Autor

Sther Soares Lopes da Silva

Fonoaudióloga. Pós–graduação em Psicopedagogia, Fundamentos em Voz, Higiene e Segurança do Trabalho.

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

Silva, S. S. L. da. (2023). ALFABETIZAÇÃO E TDAH. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 949–958. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.266