USO IRRACIONAL DOS MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Lindiely Cabral do Monte Faculdade de Quatro Marcos
  • Rafael Rodrigues Gomides Faculdade de Quatro Marcos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2615

Palavras-chave:

Medicamentos Fitoterápicos. Uso Irracional. Fitoterapia.

Resumo

Objetivo: A presente revisão apresentou o uso irracional dos medicamentos fitoterápicos. Métodos: Revisão de literatura a partir de artigos científicos das bases LILACS, Scielo e DeCS. Foram utilizados descritores específicos para obtenção de trabalhos publicados entre os anos 2013 e 2020. Foram incluídos os estudos com base nas características do uso irracional de medicamentos fitoterápicos e excluídos os estudos voltados a uso racional, remédios fitoterápicos e droga vegetal. Resultados: Foram pesquisados 20 trabalhos nas bases de dados, após serem analisados sobre o uso irracional de medicamentos fitoterápicos após seguir os critérios de inclusão e de exclusão foram utilizados efetivamente para a revisão 10 estudos, assim três artigos foram excluídos por apresentarem-se repetidos nas bases de dados e outros sete artigos excluídos por tratar-se de revisões integrativas e resenhas de livro que não respondessem o estudo em questão. Considerações finais: O uso irracional de drogas é um dos problemas de saúde global mais importante e a situação é pior no domínio dos medicamentos fitoterápicos. As intervenções para combater o uso irracional de medicamentos fitoterápicos e a promoção de uma abordagem mais racional requerem motivação e adesão a diretrizes clínicas rígidas por parte dos profissionais e conscientização do público em geral.

Biografia do Autor

Lindiely Cabral do Monte , Faculdade de Quatro Marcos

Discente do curso de Farmácia da Faculdade de Quatro Marcos (UNIBRAS), São José dos Quatro Marcos-MT. E-mail: lindaellycabral@gmail.com.

Rafael Rodrigues Gomides , Faculdade de Quatro Marcos

Docente Mestre em Farmácia Profissional da Faculdade de Quatro Marcos (UNIBRAS), São José dos Quatro Marcos-MT.*E-mail:  rafael_sceu@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Monte , L. C. do ., & Gomides , R. R. . (2021). USO IRRACIONAL DOS MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 764–785. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2615