PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE CIÊNCIA CIDADÃ E AEDES AEGYPTI: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Alzimere Rodrigues de Souza UFMG
  • Isabela Alves Leite Universidade Vale do Rio Doce image/svg+xml
  • Renata Bernardes Faria Campos niversidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.25933

Palavras-chave:

Ciência Cidadã. Aedes aegypti. Revisão bibliográfica. Educação.

Resumo

Este artigo considera a estreita relação entre a Ciência Cidadã e o ensino de ciências, bem como a importância das arboviroses no cenário da saúde mundial. Desta forma revisamos publicações sobre a Ciência Cidadã no contexto do controle do mosquito Aedes aegypti, vetor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. A revisão identificou Publicações em três plataformas científicas, (portal de periódicos da CAPES, Biblioteca Virtual de Saúde e Web of Science), utilizando combinações das expressões Ciência Cidadã e Aedes aegypti, filtrando apenas artigos revisados por pares. Os resultados mostram a crescente adoção de iniciativas que incluem a participação de comunidades e escolas na vigilância e controle do vetor, destacando a importância do engajamento social para a eficácia das estratégias de controle de arboviroses. Além disso, a integração desses projetos em ambientes educacionais contribui para o aprendizado prático em ciências, promovendo conscientização e participação ativa em saúde pública. A revisão revela escassez de estudos sobre Aedes aegypti realizados em países do hemisfério sul, reforçando a necessidade de mais pesquisas que abordem o envolvimento comunitário no controle de vetores em regiões tropicais.

233 87

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alzimere Rodrigues de Souza, UFMG

    Mestra em Ensino de Biologia – UFJF/GV, Especialização em Ensino por Investigação – UFMG/GV, Graduação em Biologia – UFMG/GV, Professora de Biologia na E.E. Quintino Bocaiuva.

  • Isabela Alves Leite, Universidade Vale do Rio Doce

    Mestranda do Mestrado em Gestão Integrada do Território – Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE/MG, Pós-graduada em Ciências Políticas e Sociais pela FAFICH/UFMG, Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE/MG.

  • Renata Bernardes Faria Campos, niversidade Federal de Viçosa

    Doutora em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, Professora do Mestrado em Gestão Integrada do Território – Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE/MG.

Downloads

Publicado

2026-04-23

Como Citar

Souza, A. R. de, Leite, I. A., & Campos, R. B. F. (2026). PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE CIÊNCIA CIDADÃ E AEDES AEGYPTI: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(4), 1-22. https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.25933

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.