ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO SUS: ESTUDO DE SÉRIE TEMPORAL DA PRODUÇÃO DOS CAPS EM SÃO CRISTÓVÃO-SE(2017-2024)

Autores

  • Stefanie Silva Vieira FEPECS
  • Mário Luis Tavares Mendes UFS
  • Luana de Santana Nascimento Universidade Federal de Sergipe image/svg+xml
  • Karina Aparecida Figueiredo FEPECS
  • Naiara Cristina de Souza Garajau

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i3.25236

Palavras-chave:

Rede de Atenção Psicossocial. Centro de Atenção Psicossocial. Sistemas de Informações.

Resumo

A Reforma Psiquiátrica Brasileira orientou a reorganização da atenção em saúde mental no âmbito do Sistema Único de Saúde, estruturando a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e fortalecendo os Centros de Atenção Psicossocial como serviços estratégicos do cuidado territorial. Este estudo objetivou analisar a produção assistencial dos CAPS do município de São Cristóvão, Sergipe, no período de 2017 a 2024. Trata-se de pesquisa ecológica, transversal e descritiva, de abordagem quantitativa, baseada em dados secundários do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS. No período analisado, foram registrados 89.258 procedimentos, com crescimento superior a 1.600% na produção anual, destacando-se o predomínio de atendimentos individuais, seguido de atendimentos em grupo e familiares, além da ampliação de práticas territoriais e ações de reabilitação psicossocial. Conclui-se que houve expansão do acesso e diversificação das modalidades de cuidado, em consonância com o modelo psicossocial, ressaltando-se a importância do uso estratégico das informações para o planejamento e a qualificação da gestão em saúde mental.

168 133

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Stefanie Silva Vieira, FEPECS

    Mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes e Discente do curso de pós-graduação da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). 

  • Mário Luis Tavares Mendes, UFS

    Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

  • Luana de Santana Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

    Mestranda em Nutrição pela Universidade Federal de Sergipe.

  • Karina Aparecida Figueiredo, FEPECS

    Docente do curso de pós-graduação na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS).

  • Naiara Cristina de Souza Garajau

    Docente do curso de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2026-03-27

Como Citar

Vieira, S. S., Mendes, M. L. T., Nascimento, L. de S., Figueiredo, K. A., & Garajau, N. C. de S. (2026). ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO SUS: ESTUDO DE SÉRIE TEMPORAL DA PRODUÇÃO DOS CAPS EM SÃO CRISTÓVÃO-SE(2017-2024). Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(3), 1-15. https://doi.org/10.51891/rease.v12i3.25236

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)