EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E FORMAÇÃO CRÍTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23198Palavras-chave:
Educação. Tecnologia. Sociedade Contemporânea. Ética.Resumo
A educação atravessa, nas primeiras décadas do século XXI, transformações estruturais decorrentes do avanço das tecnologias digitais, da reconfiguração dos ecossistemas comunicacionais e da emergência de novas formas de interação social. Essas mudanças impactam profundamente práticas de leitura, escrita, pesquisa, circulação de saberes e modos de ensinar e aprender. Desde o século XX, pesquisadores vêm destacando que a evolução tecnológica não é apenas material, mas cultural, social e cognitiva, influenciando as formas pelas quais indivíduos constroem conhecimento, se comunicam e participam da vida coletiva. O que se observa é uma transição histórica significativa: de uma cultura centrada no impresso para uma cultura digital hiperconectada, multimodal e caracterizada pela ubiquidade informacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY