JOGOS PARA A ALFABETIZAÇÃO: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA POR MEIO DOS JOGOS DE PALAVRAS

Autores

  • Leonise Santos da Silva UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24210

Palavras-chave:

Jogos educativos. Consciência fonológica. Prática docente.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo dialogar sobre a importância dos jogos de consciência fonológica para a alfabetização inicial a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema baseando-se nas práticas docente da professora pesquisadora. Tendo como metodologia uma abordagem qualitativa, na qual buscamos refletir sobre a mediação docente a partir dos jogos de consciência fonológica. Sabemos que a alfabetização é algo crucial para o desenvolvimento do estudante, pois é a partir dela que os alunos vão adquirindo as habilidades necessárias para avançarem no seu meio acadêmico e, a consciência fonológica é a base para que esse processo ocorra de maneira eficiente. Com isso, o professor alfabetizador é o percursor dessas oportunidades, pois é ele quem planeja as atividades que desenvolvem as habilidades necessárias para a alfabetização dos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonise Santos da Silva, UNIPAMPA

Mestranda em educação pela Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA. Professora de ensino fundamental da prefeitura municipal  de Jaguarão/RS. 

Downloads

Publicado

2026-02-12

Como Citar

Silva, L. S. da. (2026). JOGOS PARA A ALFABETIZAÇÃO: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA POR MEIO DOS JOGOS DE PALAVRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–10. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24210