CARACTERIZAÇÃO DO USO DE EXPLOSIVOS COMO AÇÃO DE TERROR PER SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ROUBOS A BANCOS NO BRASIL

Autores

  • Maxon do Nascimento Souza Universidade do Estado do Amazonas
  • Bruno de Almeida Camurça Mendes Universidade do Estado do Amazonas
  • David Marques Soares Universidade do Estado do Amazonas
  • Paulo Victor Andrade Sales
  • Vinicius Camporezi Dias Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24204

Palavras-chave:

Explosivos. Terror. Roubos a bancos. Domínio de cidades. Violência.

Resumo

O cenário da criminalidade brasileira tem assistido à transformação de roubos a bancos em operações de alta complexidade, que incluem o domínio temporário de cidades e o uso estratégico de explosivos. Diante dessa evolução, o artigo propõe-se a investigar se o emprego de explosivos pelo crime organizado nesses contextos pode ser caracterizado, per si, como um ato de terrorismo. Para tanto, adota uma metodologia qualitativa de revisão bibliográfica e documental, analisando criticamente três estudos fundamentais que abordam a dimensão territorial, organizacional e performática desses crimes. O objetivo central é analisar a função dos explosivos para além da mera instrumentalidade, interpretando-o como elemento nuclear de uma estratégia de terror voltada à dominação psicológica e à desestabilização da ordem pública. Conclui-se que a violência espetacular e calculada visa principalmente gerar medo coletivo e transmitir uma mensagem de desafio ao Estado, aproximando-se, em sua lógica, de atos terroristas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxon do Nascimento Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Cadete QPEPM da Polícia Militar do Amazonas. Especialista em Direito Penal e Processo Penal da Universidade Candido Mendes (PPGDPPP/UCMRJ). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA/AM). Bacharelando em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA/AM).

Bruno de Almeida Camurça Mendes, Universidade do Estado do Amazonas

Cadete QPEPM da Polícia Militar do Amazonas. Especialista em Direito. Bacharelando em Segurança Pública e do Cidadão (UEA).

David Marques Soares, Universidade do Estado do Amazonas

Cadete QPEPM da Polícia Militar do Amazonas. Especialista em Direito. Bacharelando em Segurança Pública e do Cidadão (UEA).

Paulo Victor Andrade Sales

Major da Polícia Militar do Amazonas. MESTRANDO em SEGURANÇA PÚBLICA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS pela Universidade do Estado do Amazonas. 

Vinicius Camporezi Dias, Universidade do Estado do Amazonas

Cadete QPEPM da Polícia Militar do Amazonas. Especialista em Direito. Bacharelando em Segurança Pública e do Cidadão (UEA).

Downloads

Publicado

2026-02-13

Como Citar

Souza, M. do N., Mendes, B. de A. C., Soares, D. M., Sales, P. V. A., & Dias, V. C. (2026). CARACTERIZAÇÃO DO USO DE EXPLOSIVOS COMO AÇÃO DE TERROR PER SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ROUBOS A BANCOS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24204