O HOMEM DA X: AS RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE NAS CHARGES DE AROEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24167

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos. Charge. Intertextualidade. Elon Musk.

Resumo

Buscou-se compreender como se dão as relações de intertextualidade nas charges produzidas por Renato Aroeira ao expor a figura de Elon Musk. O chargista utiliza influências da cultura, política e sociedade, juntamente com figuras de linguagem visuais e referências a acontecimentos atuais, para construir uma narrativa crítica. Foi realizado um levantamento de 17 charges, publicadas na rede social Instagram do autor (@arocartum), entre 2022 e 2024, que apresenta Musk como foco. A concepção e os tipos de intertextualidade foram compreendidos, além da utilização para a criação de estratégias argumentativas (Koch, Bentes, Cavalcante, 2012; Koch, Elias, 2014; Cavalcante et al., 2022), em conjunto com o conceito de gênero e hipergênero, abordando especificamente as charges e os estudos acerca da linguagem dos quadrinhos (Romualdo, 2000; Miani, 2000, 2023). Musk é retratado nas charges como um manipulador que exerce controle global sobre eventos políticos, sociais e econômicos, incluindo o Brasil. A crítica de Aroeira aborda temas como censura, influência corporativa e intervenção em políticas públicas e movimentos sociais, enfatizando os impactos negativos da concentração de poder nas mãos de um único bilionário, no setor público e no privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Rodrigo Bertan Cominato, Universidade Estadual da UEL

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), Universidade Estadual da UEL (UEL), Londrina, PR. Docente em escola pública. Bolsista Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestre em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL). Especialista em Língua Portuguesa (UEL). Membro do projeto de pesquisa "Histórias em quadrinhos, manifestações e representações do sofrimento: um estudo sobre as personagens em novelas gráficas", coordenado pela Dra. Maria Isabel Borges.

Caroline dos Santos Francisco, Universidade Estadual da UEL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), Universidade Estadual da UEL (UEL), Londrina, PR. Bolsista Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Especialista em Língua Portuguesa (UEL). Membro do projeto de pesquisa "Histórias em quadrinhos, manifestações e representações do sofrimento: um estudo sobre as personagens em novelas gráficas", coordenado pela Dra. Maria Isabel Borges.

Maria Isabel Borges, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Linguística. Docente, pesquisadora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina, PR. Coordenadora do projeto de pesquisa "Histórias em quadrinhos, manifestações e representações do sofrimento: um estudo sobre as personagens em novelas gráficas".

Downloads

Publicado

2026-02-11

Como Citar

Cominato, A. R. B., Francisco, C. dos S., & Borges, M. I. (2026). O HOMEM DA X: AS RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE NAS CHARGES DE AROEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–21. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24167