PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS: A CORAGEM DE FALAR E O DEVER DE ESCUTAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24154

Palavras-chave:

Suicídio. Polícia Militar. Saúde Mental. Escuta Ativa. Prevenção.

Resumo

O presente artigo dedica-se a investigar a prevenção do suicídio no âmbito da Polícia Militar, com um recorte específico para a realidade do Amazonas (PMAM). O estudo tem como objeto a dinâmica comunicacional entre a tropa e o comando, analisando como o silêncio institucional agrava o sofrimento psíquico. O objetivo geral consiste em demonstrar que a coragem de expressar a dor e o dever da liderança em praticar a escuta ativa são ferramentas vitais de proteção à vida. A metodologia pauta-se em pesquisa bibliográfica e análise documental, examinando normativas internas recentes da PMAM — como a Portaria nº 001/2025 e os programas de Capelania — triangulando esses dados locais com referenciais teóricos de corporações coirmãs (Paraná e Santa Catarina). Os resultados indicam que, embora o medo do julgamento e o acesso a armas sejam catalisadores de risco, iniciativas locais de combate ao assédio e suporte espiritual têm avançado. As considerações finais apontam para a urgência de consolidar a humanização das relações hierárquicas, transformando a "fala" e a "escuta" em políticas de saúde perenes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Bernardino da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Bacharel em Psicologia (Fametro-2012), Bacharel em Direito (Fametro-2020). Especialista em Psicologia Jurídica (Fametro-2015), Direito Constitucional (Facuminas-2022, Direito Penal (Facuminas-2022), Direito Processual Penal (Facuminas-2022) e Segurança Pública (Facuminas-2022). Bacharelando em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Cadete da Polícia Militar do Amazonas. 

Denison Melo de Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Pós-Doutor UniSalento (Itália-2024), Doutor em Direito. Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGD/ UFMG). Mestre em Direito Ambiental pelo Programa de Pós- Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (PPGDA/ UEA). Advogado. Graduado em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Professor de ensino superior do curso de Direito da UEA. Professor da Academia de Polícia Militar do Amazonas (APM-PMAM). Professor de ensino superior do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Coordenador da Clínica de Mecanismos de soluções de Conflitos (MArbiC/UEA). Coordenador da Clínica de Direito e Cidadania LGBTI (CLGBTI/UEA). Coordenador da Clínica de Direito dos Animais (YINUAKA-UEA). Editor-chefe da Revista Equidade. Integrante do Grupo de pesquisa Desafios do Acesso aos Direitos Humanos no Contexto Amazônico da Escola Superior da magistratura do Amazonas (ESMAM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, cidadania e Direitos Humanos (PPGSP/UEA). 

Flávio Humberto Pascarelli Lopes, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor em Direito pela UniSalento. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. 

Bruno Patrício de Azevedo Campos, PMAM

Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade La Salle de Manaus – UNILASSALE, E em MBA em Gestão Estratégica da Administração Pública pela Faculdade Descomplica – DESCOMPLICA. Graduado em Direito pela Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM. Chefe do Estado Maior Geral e Coronel da Polícia Militar do Amazonas – PMAM.   

Newton Suassuna da Silva Neto, ESBAM

Graduação em Tecnologia em Gestão Financeira pela ESBAM. Especialista em direito penal pela UniBF. Cadete do curso de formação de Oficiais da Polícia Militar do Amazonas. Discente do curso de Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Downloads

Publicado

2026-02-11

Como Citar

Silva, D. B. da, Aguiar, D. M. de, Lopes, F. H. P., Campos, B. P. de A., & Silva Neto, N. S. da. (2026). PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS: A CORAGEM DE FALAR E O DEVER DE ESCUTAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–16. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24154