A FILOSOFIA PARA CRIANÇAS COMO PROGRAMA DE ENSINO: APONTAMENTOS CRÍTICOS

Autores

  • Raquel Aline Zanini UFPR
  • Mayco Aparecido Martins Delavy Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24091

Palavras-chave:

Filosofia para crianças. Matthew Lipman. Jogos teatrais.

Resumo

Este artigo visa expor como surge a prática institucionalizada de filosofia no ensino fundamental através do Programa de Filosofia para Crianças (PFC), criado por Matthew Lipman, na década de 1960, que possibilitou em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, a inserção nas escolas de uma “filosofia para crianças”, pensada a partir de uma compreensão pragmatista da educação, baseada na lógica formal. Apontando também de que modo sua inserção ocorreu no Brasil e quais foram os fatores históricos, sociais e educacionais responsáveis pela sua implementação. Assim, apresenta-se um breve histórico do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, posteriormente elencam-se os fatores e o processo de sua chegada ao Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Aline Zanini, UFPR

Doutora em Educação (UFPR),Professora colaboradora -  Licenciatura em Pedagogia  Unespar-Campus Paranaguá,Professora Formadora - Licenciatura em Pedagogia EaD/ UFPR. Coordenadora Pedagógica de Estágios - Colégio Estadual do Paraná/SEED-PR. 

Mayco Aparecido Martins Delavy, Unisinos

Doutorando em Educação – Unisinos – RS, Graduado em Filosofia – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Coordenador do Serviço de Orientação Pedagógica do Colégio Medianeira – Curitiba-PR, Professor de Filosofia da Secretaria Estadual de Educação do Paraná/SEED-PR. 

Downloads

Publicado

2026-02-11

Como Citar

Zanini, R. A., & Delavy, M. A. M. (2026). A FILOSOFIA PARA CRIANÇAS COMO PROGRAMA DE ENSINO: APONTAMENTOS CRÍTICOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24091