POR UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL DA LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN E VIGOTSKI PARA UMA PRÁXIS EDUCACIONAL EMANCIPADORA

Autores

  • Amanda da Silva Cuim Faculdade Futura
  • Ana Claudia dos Santos Barão Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de  Oliveira Faculdade Futura
  • Ijosiel Mendes Faculdade Futura
  • Suéllen Danúbia da Silva Faculdade Futura
  • Tiago Moreno Lopes Roberto Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.23921

Palavras-chave:

Educação Linguística. Bakhtin. Vigotski. Dialogismo. Mediação. Práxis Emancipatória.

Resumo

A educação linguística na Educação Básica brasileira enfrenta uma crise de eficácia, evidenciada por indicadores como o IDEB e o PISA, que revelam deficiências na proficiência em leitura e escrita. Este cenário expõe uma desconexão estrutural entre o ensino formal e os letramentos sociais dos estudantes, aprofundada por um paradoxo: embora a legislação pregue a formação cidadã e crítica, a prática escolar permanece ancorada em modelos mecanicistas, de transmissão unilateral e exercícios descontextualizados, que tratam a língua como código neutro. Diante disso, este artigo busca fundamentos para uma práxis educativa transformadora nas teorias de Mikhail Bakhtin e Lev Vigotski. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica de inspiração dialética, analisa-se a natureza social da linguagem. Da obra de Bakhtin, destaca-se o dialogismo como princípio ontológico, a concepção da palavra como fenômeno ideológico e a teoria dos gêneros do discurso. De Vigotski, ressalta-se a mediação semiótica, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e o papel da linguagem na constituição das funções psicológicas superiores. O artigo demonstra que, apesar de diferenças de enfoque (filosófico-literário em Bakhtin e psicológico em Vigotski), suas teorias convergem ao compreender a linguagem como prática social constitutiva. A articulação dessas perspectivas oferece um arcabouço teórico potente para superar visões reducionistas e subsidiar uma pedagogia da linguagem emancipatória, que entenda a sala de aula como espaço dialógico de humanização e crítica social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda da Silva Cuim, Faculdade Futura

Docente na Faculdade Futura de Votuporanga, Docente na Prefeitura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica (UFSCAR). Graduada em Pedagogia ( UNIFEV).

Ana Claudia dos Santos Barão, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduada em Ciências Biológicas (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (ISEED-FAVED). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (ÚNICA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IPEMIG). Mestre em Biologia Animal (UNESP)

Elimeire Alves de  Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV), Pedagogia e Letras, Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Ensino e Processos Formativos. Advogada.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF) Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Especialização em Controladoria (UNIASSELVI), Mestrado em Administração (UNIMEP).

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia e Saúde; Doutorando em Ciências da Saúde; Professor do Curso de Psicologia e Odontologia; Professor e Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura.

Downloads

Publicado

2026-02-13

Como Citar

Cuim, A. da S., Barão, A. C. dos S., Oliveira,E.A.de , Mendes, I., Silva, S. D. da, & Roberto, T. M. L. (2026). POR UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL DA LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN E VIGOTSKI PARA UMA PRÁXIS EDUCACIONAL EMANCIPADORA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–16. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.23921