FATORES DE RISCO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO BRASIL

Autores

  • Calciene da Silva Avelino Faculdade Integrada Carajás
  • Elis Célia Alves de Araújo Faculdade Integrada Carajás
  • Larissa Luz Alves Faculdade Integrada Carajás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2381

Palavras-chave:

Adolescência. Gravidez. Riscos. Sexualidade.

Resumo

Introdução: atualmente, considera-se que a gravidez na adolescência é um risco para as adolescentes, por se encontrarem em uma fase muito conturbada, pela sobreposição de crises que tornam a gravidez um problema social e de saúde. E, exige, assim, dos profissionais de saúde um atendimento de melhor qualidade possível para esses adolescentes no acompanhamento da gestação. Objetivo: Analisar os riscos inerentes da gravidez na adolescência no Brasil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, no período de elaboração de março a agosto de 2021 com pesquisas de livros, revistas, periódicos, artigos científicos, fichamento de resumo e revisão final da bibliografia. Foram achados artigos nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e PubMed, no recorde temporal de 2015 a 2021.  Resultados: Por meio desta pesquisa, pôde-se observar os riscos de uma gravidez não planejada na adolescência com a falta de informação e conhecimento sobre esse assunto. Constatou-se que as adolescentes mais pobres que sofrem mais na gestação, em decorrência de não fazer o pré-natal todo mês e com o consumo de drogas para aquelas que moram nas ruas. Conclusão: A enfermagem é uma área de grande importância e tem potencial para contribuir na redução das estatísticas nos casos da gravidez na adolescência. Para isto, a enfermagem pode fazer uso das práticas educativas, envolvendo seu público alvo, desde conversa em grupos de adolescentes, quanto com a realização de parcerias com escolas, comunidade e a consulta de enfermagem.

Biografia do Autor

Calciene da Silva Avelino, Faculdade Integrada Carajás

Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil. E-mail:calcieneavelino1@gmail.com.

Elis Célia Alves de Araújo, Faculdade Integrada Carajás

Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil. E-mail: eliscelia@outlook.com.

Larissa Luz Alves, Faculdade Integrada Carajás

Professora da Faculdade Integrada Carajás (FIC) – Redenção – PA, Brasil, Especialista em Urgência e Emergência – UNIRG e mestra em Ciência e Meio Ambiente – UEPA. E-mail: laryluzz@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Avelino, C. da S. ., Araújo, E. C. A. de ., & Alves, L. L. . (2021). FATORES DE RISCO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1426–1447. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2381