O DIREITO FUNDAMENTAL AO TRABALHO E A PROTEÇÃO SOCIAL DO TRABALHADOR SEGUNDO A PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS E DO 8º OBJETIVO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23631

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável. Direito Fundamental. Direitos Humanos. Direitos Sociais. Trabalhador Rural.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar o direito fundamental ao trabalho e a proteção social do trabalhador segundo a ótica dos Direitos Humanos e dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A Constituição Federal de 1988 inseriu o trabalho e a previdência social como direitos sociais, enumerando uma série de direitos e garantias para todas as classes de empregados, na medida em que houve o tratamento igualitário para os trabalhadores urbanos e rurais. Desta forma, é necessário compreender todo o contexto histórico que ensejou a promulgação da Constituição Federal de 1988, uma vez que o Poder Constituinte almejou a proteção de todos os trabalhadores, igualando o tratamento dos trabalhadores urbanos e rurais. A presente pesquisa foi executada por meio do método bibliográfico e documental, tendo como base artigos científicos publicados, monografias, dissertações e teses, manuais de direito, informativos jurídicos, além do compilado das legislações em vigor e revogadas que forem pertinentes à presente pesquisa. Conclui-se que o direito do trabalho é tido como um direito social e fundamental, à medida que tratados e convenções internacionais foram internalizados no ordenamento jurídico pátrio. Assim, cabe ao Poder Público e à Coletividade tutelar pela sua efetividade, uma vez que todos os seres humanos possuem direito a um trabalho exercido em condições dignas e humanas, fomentando o emprego pleno e decente e o crescimento econômico sustentado e sustentável para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Felipe Weirich, UNIOESTE

Mestrando em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Advogado Especialista em Advocacia Trabalhista e Previdenciária. Bacharel em Direito (PUCPR). 

 

Marcela Abbado Neres, UNIOESTE

Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS/UNIOESTE). Doutora em Zootecnia (UNESP), Mestre em Ciências Animal e Pastagens (USP), Bacharela em Zootecnia (UFRRJ)

Downloads

Publicado

2026-01-09

Como Citar

Weirich, S. F., & Neres, M. A. (2026). O DIREITO FUNDAMENTAL AO TRABALHO E A PROTEÇÃO SOCIAL DO TRABALHADOR SEGUNDO A PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS E DO 8º OBJETIVO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23631