O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR A PACIENTES COM HIDROCEFALIA

Autores

  • Joseli Francisca de Almeida Universidade Iguaçu
  • Márcio José de Oliveira dos Santos Universidade Iguaçu
  • Fabiana Sousa Pugliese Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23052

Palavras-chave:

Hidrocefalia. Atenção farmacêutica. Farmácia hospitalar. Orientação farmacológica.

Resumo

A Hidrocefalia é conhecida como uma condição grave a qual se caracteriza pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano dentro do sistema ventricular do cérebro; Atualmente, a hidrocefalia tem sido uma das anomalias de mais fácil detecção durante o pré-natal, sendo diagnosticada no segundo trimestre de gestação, através de avaliações do tamanho ventricular, do átrio ventricular e da sua relação com o plexo coroide. O tratamento da hidrocefalia tem como objetivo normalizar a hidrodinâmica do líquido cefalorraquidiano e deve ser elaborado de maneira individualizada. Este trabalho tem como objetivo geral identificar o que é hidrocefalia e como o farmacêutico pode contribui durante uma internação hospitalar. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica da literatura com base nos anos de 2020 à 2025. O farmacêutico através da atenção farmacêutica, pode colaborar com a orientação farmacológica quando necessário no tratamento, além de orientar sobre medicações para tratamentos relacionados a comorbidades que a hidrocefalia pode causar. 

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Biografia do Autor

Joseli Francisca de Almeida, Universidade Iguaçu

Formação/Função: Farmacêutica/ Pós- Graduação: Farmácia Clínica é Hospital. 

Márcio José de Oliveira dos Santos, Universidade Iguaçu

Formação/Função: Farmacêutica/ Pós-Graduação Hospitalar e Clínica.

Fabiana Sousa Pugliese, Universidade Iguaçu

Mestre em ciências do meio ambiente. 

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Publicado

2025-12-13

Como Citar

Almeida, J. F. de, Santos, M. J. de O. dos, & Pugliese, F. S. (2025). O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR A PACIENTES COM HIDROCEFALIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4760–4771. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23052