TRANSTORNOS NEURODEGENERATIVOS: ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLOGIA DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Autores

  • Thabata Takano Peixoto Universidade Nilton Lins
  • Jéssica Daniella Damasceno Brandão Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22991

Palavras-chave:

Alzheimer. Aspectos Clínicos. Epidemiologia.

Resumo

 

A Doença de Alzheimer (DA) é o transtorno neurodegenerativo mais prevalente no mundo, representando cerca de 70% dos casos de demência em idosos. O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos clínicos e epidemiológicos da DA, a partir de uma revisão bibliográfica de literatura de 10 artigos, com ênfase nos avanços científicos entre 2020 e 2025. As bases de dados consultadas foram Web of Science, PubMed, SciELO, LILACS e Scopus, além de dados oficiais do World Health Organization (WHO), DATASUS do Ministério da Saúde (MS), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram utilizados descritores controlados, de acordo com o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde): “Doença de Alzheimer” [Alzheimer Disease], “Epidemiologia” [Epidemiology] combinado entre si através dos operadores booleanos “AND” e “OR”. Observou-se aumento contínuo da prevalência e mortalidade por Alzheimer, especialmente em países em desenvolvimento. Idade avançada, baixa escolaridade, hipertensão e diabetes destacaram-se como fatores de risco, enquanto atividade física, dieta equilibrada e estimulação cognitiva mostraram-se protetores. Do ponto de vista clínico, as novas diretrizes priorizam o diagnóstico precoce baseado em biomarcadores e intervenções multifatoriais. Conclui-se que, apesar dos avanços diagnósticos e terapêuticos, persistem desafios relacionados à desigualdade no acesso aos serviços de saúde e à necessidade de capacitação de profissionais para o manejo da doença.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thabata Takano Peixoto, Universidade Nilton Lins

Graduanda do curso de Biomedicina, Universidade Nilton Lins.

Jéssica Daniella Damasceno Brandão, Universidade Nilton Lins

Orientadora do curso de Biomedicina, Universidade Nilton Lins. Doutoranda em Biociência e Biotecnologia pela UNESP e mestrado em Saúde Pública pela FIOCRUZ.

Downloads

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Peixoto, T. T., & Brandão, J. D. D. (2025). TRANSTORNOS NEURODEGENERATIVOS: ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLOGIA DA DOENÇA DE ALZHEIMER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5106–5118. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22991