A GESTÃO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS

Autores

  • Simone Alves Pessoa Frazão Christian Business School
  • Sérgio da Costa Durán Christian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22922

Palavras-chave:

Gestão escolar. Educação inclusiva. Deficiência. Práticas pedagógicas.

Resumo

A temática deste estudo diz respeito à atuação da gestão escolar no contexto da educação inclusiva, com ênfase no desenvolvimento de alunos com deficiência. O objetivo geral do estudo foi analisar de que forma a gestão escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral de estudantes com deficiência. A metodologia adotada foi a revisão de literatura de caráter qualitativo, com base em pesquisa em livros, artigos científicos, monografias e demais produções disponibilizadas e indexadas em bases de dados eletrônicos. Os resultados apontam que, embora haja avanços normativos e aumento das matrículas de alunos com deficiência na rede regular de ensino, ainda existem barreiras estruturais, culturais e formativas que limitam a efetivação da inclusão. Verificou-se que a gestão escolar tem papel fundamental na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), na formação continuada de professores, no uso estratégico de recursos e na mediação de relações com a comunidade escolar e intersetorial. Conclui-se que a consolidação de uma gestão democrática, sensível à diversidade e comprometida com os direitos humanos, é condição essencial para o fortalecimento de práticas inclusivas e para a construção de uma escola que promova a cidadania, a autonomia e o desenvolvimento pleno de todos os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Alves Pessoa Frazão, Christian Business School

Cursando o Mestrado pela Christian Business School-CBS. Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar -Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia. 

Sérgio da Costa Durán, Christian Business School

Cursando o Mestrado pela Christian Business School-CBS. Formação em Pedagogia com a habilitação em serieis iniciais pela Universidade Federal de Rondônia. Formação Superior de Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER. Especialista em Gestão Escolar. 

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD, doutora em ciências da educação, mestra em ciências da educação, especialista em escrita científica avançada, psicopedagoga, pedagoga, Professora do ensino superior e professora orientadora da Christian Business School - CBS. 

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

Frazão, S. A. P., Durán, S. da C., & Silva, R. I. P. da. (2025). A GESTÃO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3171–3185. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22922