PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA INTERNET DAS COISAS (IOT)

Autores

  • Italo Rodrigo Monte Soares Universidade Federal de Campina Grande
  • Saylon Ferreira Alencar Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22900

Palavras-chave:

Internet das Coisas. Protocolos de Segurança. Cibersegurança.

Resumo

A Internet das Coisas (IoT) tem se proliferado de maneira ágil em diferentes segmentos, interligando dispositivos utilizados em residências, indústrias, áreas urbanas e na saúde. Entretanto, essa extensa conectividade traz à tona desafios consideráveis ​​relacionados à segurança da informação, sobretudo em virtude das restrições de processamento, memória e consumo de energia dos dispositivos de Internet das Coisas (IoT). O presente artigo visa examinar os principais protocolos de segurança implementados na Internet das Coisas (IoT), além de avaliar as vulnerabilidades existentes nos protocolos de comunicação mais comuns, como MQTT, CoAP e AMQP. A metodologia utilizada fundamenta-se em uma revisão bibliográfica de artigos científicos veiculados entre 2020 e 2025 em bases de dados como IEEE, Springer, Science Direct e revistas nacionais. Os resultados da revisão mostram que, apesar da existência de mecanismos como TLS/DTLS, criptografia de nível e modelos de autenticação, diversos protocolos continuam a confiar em soluções externas para segurança, revelando vulnerabilidades relativas à confidencialidade, integridade e autenticação das informações. à conclusão de que a segurança na Internet das Coisas (IoT) exige estratégias específicas, incluindo protocolos otimizados e desenvolvidos dentro da lógica de “segurança por design”, bem como a implementação de práticas constantes de atualização e monitoramento. A pesquisa também identifica deficiências e possíveis futuras, evidenciando a urgência de normatização e de protocolos mais eficazes para equipamentos de baixa capacidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo Rodrigo Monte Soares, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Campina Grande.

Saylon Ferreira Alencar, Centro Universitário Santo Agostinho

Professor.  orientador na UNIFSA – Centro Universitário Santo Agostinho. Acadêmico de Graduação do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica na UNIFSA – Centro Universitário Santo Agostinho, Teresina – PI. 

Downloads

Publicado

2025-12-04

Como Citar

Soares, I. R. M., & Alencar, S. F. (2025). PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA INTERNET DAS COISAS (IOT). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1168–1183. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22900