USO DA TECNOLOGIA NA SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES PÓS-PANDEMIA COVID-19 E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Alleska Pereira da Costa Universidade Santa Maria
  • Francisca Maisa Maciel Gomes de Almeida Universidade Santa Maria
  • Heloisa Cavalcante Lacerda Universidade Santa Maria
  • Fernanda Lúcia Pereira Costa Universidade Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22830

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Adolescência. Saúde mental. Aprendizagem escolar. Pandemia.

Resumo

Introdução: O uso intensivo de dispositivos digitais tornou-se parte estruturante da vida dos adolescentes, especialmente no período pós-pandemia da COVID-19, alterando rotinas, modos de interação e processos de aprendizagem. Evidências científicas apontam que a hiperexposição às tecnologias pode gerar prejuízos cognitivos e emocionais, incluindo redução da atenção, irritabilidade, baixa autoestima e sintomas ansiosos e depressivos. Objetivo: Analisar, por meio de revisão sistemática da literatura, a relação entre tempo de tela, tecnologias digitais, saúde mental e desenvolvimento psicossocial de adolescentes entre 2020 e 2025. Metodologia: Revisão sistemática baseada em artigos científicos, relatórios nacionais e documentos indexados que discutem o impacto do uso de mídias digitais sobre adolescentes no pós-pandemia. Resultados: Entre 90% e 93% dos adolescentes utilizam a internet diariamente, indicando um padrão consolidado de hiperconectividade. O uso prolongado das tecnologias esteve associado ao declínio da atenção e da memória, piora do desempenho escolar, prejuízos no sono, aumento do sedentarismo, intensificação da comparação social e fragilização das relações familiares e escolares. Conclusão: A exposição excessiva às mídias digitais influencia negativamente a saúde mental e o desenvolvimento psicossocial dos adolescentes. A mediação familiar e escolar demonstrou papel essencial na promoção do uso saudável da tecnologia e na prevenção dos riscos associados à hiperconectividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alleska Pereira da Costa, Universidade Santa Maria

Acadêmica do curso de Psicologia pela Universidade Santa Maria, Cajazeiras- PB.

Francisca Maisa Maciel Gomes de Almeida, Universidade Santa Maria

Professora do curso de Psicologia pela Universidade Santa Maria, Cajazeiras- PB.

Heloisa Cavalcante Lacerda, Universidade Santa Maria

Professora do curso de Psicologia. Universidade Santa Maria, Cajazeiras- PB. 

Fernanda Lúcia Pereira Costa, Universidade Santa Maria

Professora do curso de Psicologia.  Universidade Santa Maria, Cajazeiras- PB. 

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

Costa, A. P. da, Almeida, F. M. M. G. de, Lacerda, H. C., & Costa, F. L. P. (2025). USO DA TECNOLOGIA NA SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES PÓS-PANDEMIA COVID-19 E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 657–673. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22830