ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO HOMEM NO SISTEMA PRISIONAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EM PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Beatriz da Silva Santos UNIG
  • Rafaelle Annes dos Santos Guido UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG
  • Fernanda Cardoso Corrêa Póvoa UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22590

Palavras-chave:

Enfermagem prisional. Saúde do homem. Promoção da saúde. PNAISP. Sistema penitenciário.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a atuação do enfermeiro na promoção e prevenção da saúde do homem privado de liberdade, destacando os principais desafios éticos e estruturais enfrentados no ambiente prisional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão integrativa da literatura, realizada por meio da seleção de artigos científicos nas bases SciELO, LILACS e Google Acadêmico, publicados entre 2016 e 2024. A análise evidenciou que o enfermeiro exerce papel essencial na humanização e continuidade do cuidado dentro do sistema prisional, atuando na educação em saúde e no fortalecimento do autocuidado. Entretanto, verificou-se que a falta de recursos, a carência de capacitação específica e os dilemas éticos decorrentes das relações institucionais limitam a autonomia e a efetividade de sua prática. Os resultados apontam que, apesar das diretrizes estabelecidas pela PNAISP, a implementação ainda é fragmentada e enfrenta entraves logísticos e estruturais. Conclui-se que a enfermagem prisional requer maior reconhecimento, investimento em políticas públicas e formação continuada voltada à realidade do cárcere, a fim de garantir um cuidado integral e digno à população masculina privada de liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz da Silva Santos, UNIG

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Rafaelle Annes dos Santos Guido, UNIG

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

Professor. Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Fernanda Cardoso Corrêa Póvoa, UNIG

Orientadora. Enfermeira Especialista em  Saúde da família ; Especialista em Administração Hospitalar; Especialista em Docência do ensino superior; Especialista em Sexualidade Humana; Mestre em Educação pela UFF; Doutoranda em Ensino das ciências e tecnologia pelo CEFET –RJ; Professora de Enfermagem – UNIG. 

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Santos, B. da S., Guido, R. A. dos S., Ribeiro, W. A., & Póvoa, F. C. C. (2025). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO HOMEM NO SISTEMA PRISIONAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EM PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 3(02), 663–675. https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22590