DESAFIOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL NO ENSINO SUPERIOR: COMPOSIÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Ismael Santos Araújo UNIFAVENI
  • Julia Sousa Carvalho UNIFAVENI
  • Karla Mikaelly Araújo Nolêto
  • Marcelo Henrique de Sousa
  • Maria Ivonessa Ribeiro Lima UNIFAVENI
  • Ruti Oliveira Gomes UNIFAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22036

Palavras-chave:

Português instrumental. Leitura. Escrita. Produção acadêmica.

Resumo

O Português Instrumental é uma prática que possibilita ao discente o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à leitura e produção de textos que permite um maior direcionamento quanto a sua comunicação e produção acadêmica, atendendo as necessidades que esse nível exige quanto a produção científica. O estudo tem como objetivo refletir sobre a importância do professor de português instrumental nos cursos de ensino superior, visto que é necessário a utilização dessa prática de forma efetiva na vida acadêmica do aluno. Quanto à metodologia da pesquisa, se caracteriza como bibliográfica que compreende o processo de leitura, análise e interpretação de um material já publicado que pode ser livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos, que servem de apoio para a construção e reflexões de outros estudos. A partir dos resultados teóricos encontrados, a prática do ensino de Português Instrumental nos cursos de ensino superior traz uma reflexão da necessidade de desenvolvimento de práticas relacionadas à leitura, interpretação e escrita no contexto acadêmico e na formação de discentes de acordo com o nível de conhecimento que estão buscando nesse meio, gerando um maior rendimento quanto a comunicação e produção acadêmica e, consequentemente, a formação de um bom profissional.

 

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Biografia do Autor

Ismael Santos Araújo, UNIFAVENI

Pós-graduado em Metodologia do Ensino de  Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola; Professor da UNIFAVENI.

Julia Sousa Carvalho, UNIFAVENI

Pós-graduanda em: Psicopedagogia – UNIFAVENI.

Karla Mikaelly Araújo Nolêto

Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa. 

Marcelo Henrique de Sousa

Pedagogo. 

Maria Ivonessa Ribeiro Lima, UNIFAVENI

Pós-graduanda em: Língua Portuguesa e Docência do Ensino Superior–UNIFAVENI.

Ruti Oliveira Gomes, UNIFAVENI

Pedagoga – UNIFAVENI. 

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Publicado

2025-11-15

Como Citar

Araújo, I. S., Carvalho, J. S., Nolêto, K. M. A., Sousa, M. H. de, Lima, M. I. R., & Gomes, R. O. (2025). DESAFIOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL NO ENSINO SUPERIOR: COMPOSIÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4554–4566. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22036