INQUIETAÇÕES INTERCULTURAIS: UMA ANÁLISE NA MOTIVAÇÃO MIGRATÓRIA HAITIANA

Autores

  • Thayza Karolline de Souza Benetti Centro Universitário
  • Rafael Pinto Duarte Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2193

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Refugiados. Direito Internacional. Descolonização. Integração. Haiti.

Resumo

A presente pesquisa busca interceptar, aplicar e explicar a mediação cultural (intercultural e multicultural) e a atuação dos agentes sociais e políticas públicas em conjunto com as organizações internacionais em prol da inserção de minorias na sociedade. Neste caso, sumarizando a razão do movimento de migração da população haitiana, bem como sua integração no Brasil, atrelando simultaneamente a importância da mediação no espectro da colonialidade do poder. Logo, as ideias apresentadas aglutinam o olhar internacionalista na inserção dos refugiados na sociedade brasileira ao reconhecimento da função do mediador sociocultural de acordo com Casa-Nova (2009), como o trabalho sendo “inerente à figura do mediador e da mediadora: conhecer para compreender, compreender para mediar, mediar para tornar possível a construção de diálogos ou de uma vivência não conflitual na perspectiva dos sujeitos-actores”.  Conclui-se, através da coleta de dados de entrevistas, como o Direito Internacional, o sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) e o terceiro setor, exercem a manutenção dos direitos, da identidade cultural e dignidade dos migrantes e refugiados - com ênfase no Estado brasileiro e a recepção haitiana.

Biografia do Autor

Thayza Karolline de Souza Benetti , Centro Universitário

Bacharelanda em Relações Internacionais do 7º semestre do IESB Centro Universitário, em Brasília e pesquisadora em Relações Internacionais. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/Bolsa IESB (2020/2021), com o tema "Mediação Intercultural e a Atuação em Conjunto com Organismos Internacionais". E-mail: thayzabenetti@gmail.com.

Rafael Pinto Duarte , Centro Universitário

Professor de Relações Internacionais e Direito do IESB Centro Universitário, em Brasília. Mestre em Desenvolvimento Sustentável, na área de concentração Política e Gestão da C&T pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB-CDS) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília – UCB.

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Benetti , T. K. de S. ., & Duarte , R. P. (2021). INQUIETAÇÕES INTERCULTURAIS: UMA ANÁLISE NA MOTIVAÇÃO MIGRATÓRIA HAITIANA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 295–313. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2193