EPIDEMIOLOGIA COMPARATIVA DA HIV/AIDS: UMA ANÁLISE DOS CASOS EM FOZ DO IGUAÇU, CASCAVEL, PARANÁ E BRASIL

Autores

  • João de Deus Cunha Paz Junior Centro FAG
  • Rafael Rauber Centro FAG
  • Rubens Griep Centro FAG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21925

Palavras-chave:

HIV. AIDS. Epidemiologia. Foz do Iguaçu. Cascavel .Paraná. Brasil. Incidência. fatores associados.

Resumo

Este estudo comparou a epidemiologia do HIV no Brasil e nos municípios de Foz do Iguaçu e Cascavel, no estado do Paraná, entre 2015 e 2023. Utilizaram‑se dados secundários do DATASUS e do SINAN para estimar as taxas de detecção, comparar tendências temporais, distribuição por sexo e faixa etária e explorar fatores associados. Observou‑se redução nas taxas de detecção em todas as localidades, e as diferenças observadas entre os municípios e o estado não foram estatisticamente significativas, corroborando a hipótese nula. Foz do Iguaçu sofreu influência da mobilidade transfronteiriça e de fluxos migratórios, enquanto Cascavel destacou‑se como polo regional de saúde. A análise reforça a importância de manter políticas públicas de prevenção, ampliar o acesso universal à terapia antirretroviral e à PrEP e desenvolver ações específicas para populações‑chave e regiões fronteiriças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João de Deus Cunha Paz Junior, Centro FAG

Estudante do 8º Período do Curso de Medicina do Centro FAG.

Rafael Rauber, Centro FAG

Orientador, Doutor em Ciências: Biologia Celular e Molecular (UFRGS). Professor titular do Curso de Medicina do Centro FAG. 

Rubens Griep, Centro FAG

Co-orientador, Doutor em Saúde Coletiva (UEL),Professor do Curso de Medicina do Centro FAG.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Como Citar

Paz Junior, J. de D. C., Rauber, R., & Griep, R. (2025). EPIDEMIOLOGIA COMPARATIVA DA HIV/AIDS: UMA ANÁLISE DOS CASOS EM FOZ DO IGUAÇU, CASCAVEL, PARANÁ E BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 294–307. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21925