CONTRIBUIÇÕES DA FISIOTERAPIA PARA A ESTIMULAÇÃO PRECOCE E O DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM NEONATOS CRÍTICOS

Autores

  • Tágina Isabel Abrantes de Assis Centro Universitário Santa Maria
  • Kennedy Cristian Alves de Sousa Centro Universitário Santa Maria
  • Catarina Valéria Almeida Rolim Centro Universitário Santa Maria
  • Emanuely Rolim Nogueira Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21912

Palavras-chave:

Estimulação Precoce. Fisioterapia. Hospitalizado. Recém-nascido.

Resumo

A hospitalização neonatal está associada a maior risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor devido à imaturidade fisiológica e à necessidade de suporte intensivo. Nesse cenário, a estimulação precoce destaca-se como estratégia essencial para prevenir complicações e promover o desenvolvimento global, sendo a fisioterapia protagonista por utilizar intervenções baseadas em evidências. Esta revisão integrativa, realizada nas bases SciELO e Google Acadêmico, com os descritores fisioterapia, estimulação precoce, recém-nascido e hospitalizado, incluiu artigos dos últimos cinco anos, em português, inglês e espanhol, de acesso gratuito e completos, excluindo estudos incompletos ou não científicos. Os resultados demonstram que a prematuridade e o baixo peso ao nascer são fatores determinantes para internações prolongadas e maior risco de atrasos motores. A atuação fisioterapêutica contribui para a estabilidade cardiorrespiratória, melhora da oxigenação, redução do estresse e da dor, além de favorecer o ganho de peso, o desenvolvimento neurológico e a antecipação da alta hospitalar. Intervenções como o Método Canguru e planos terapêuticos individualizados mostraram benefícios na neuroproteção, desenvolvimento cerebral e fortalecimento do vínculo afetivo entre família e recém-nascido. Conclui-se que a fisioterapia exerce papel fundamental na UTI neonatal ao promover cuidados precoces, humanizados e direcionados à melhoria e da qualidade de vida do neonato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tágina Isabel Abrantes de Assis, Centro Universitário Santa Maria

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria – UNIFSM- Cajazeiras, PB.

Kennedy Cristian Alves de Sousa, Centro Universitário Santa Maria

Professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras, Paraíba. Mestre em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro. 

Catarina Valéria Almeida Rolim, Centro Universitário Santa Maria

Professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria – UNIFSM- Cajazeiras, Paraíba. 

Emanuely Rolim Nogueira, Centro Universitário Santa Maria

Professora do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria – UNIFSM- Cajazeiras, Paraíba. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Assis, T. I. A. de, Sousa, K. C. A. de, Rolim, C. V. A., & Nogueira, E. R. (2025). CONTRIBUIÇÕES DA FISIOTERAPIA PARA A ESTIMULAÇÃO PRECOCE E O DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM NEONATOS CRÍTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 710–723. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21912