DEPRESSÃO PÓS-PARTO: UM ENFOQUE À SAÚDE MENTAL DA PUÉRPERA SOB A PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM

Autores

  • Andrea Almeida Zamorano Faculdade de Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2171

Palavras-chave:

Depressão Pós-Parto. Diagnóstico. Tratamento.

Resumo

Este artigo ressalta a importância temática baseada no enfoque à saúde mental da puérpera e as contribuições do enfermeiro no reconhecimento e intervenções através do diagnóstico precoce da DPP como forma de amenizar o sofrimento psíquico da parturiente e repercussões da dor psíquica na vida social e familiar. Relata a importância do pré-natal intermediado por alterações que podem acarretar à depressão pós-parto. O presente estudo busca esclarecer a etiologia, a importância do diagnóstico precoce, suas variadas formas de tratamento e ações preventivas para a depressão pós-parto do qual são decorrentes de alterações emocionais, cognitivas, comportamentais e físicas desencadeadas do início gestacional até a fase puerperal. Por meio de uma revisão bibliográfica e sistemática da literatura, observamos que sua etiologia não foi totalmente esclarecida sob a forma de múltiplos fatores de risco envolvidos e que o tratamento deve ser realizado de forma multidisciplinar.

Biografia do Autor

Andrea Almeida Zamorano, Faculdade de Ciências Humanas

Mestranda em Psicanálise com habilitação em Psicanálise Clínica - Supervisão Clínica SPSIG- Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud de São Paulo - Instituto GAIO. Pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Química- Faculdade de Ciências Humanas /ESUDA. Pós-graduação em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica e Neuropsicologia da Educação- Faculdade de Ciências Humanas/ ESUDA. Pós-graduação em Hematologia, Hemoterapia e Terapia de Suporte- Faculdade UNIBF. Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA)- Faculdade UNIBF. Pós-graduação em Transtorno Borderline e Terapia Cognitivo-Comportamental - Faculdade UNIBF. Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional- Faculdade ALPHA. Pós- graduação em Educação Especial e Inclusiva- Faculdade ALPHA. Pós-graduação em Oncologia- Centro Universitário UNIFAVENI. Graduação em Licenciatura Plena em PEDAGOGIA com habilitação em Administração Escolar e Magistério - FUNESO/UNESF (Fundação de Ensino Superior de Olinda/ União de Escolas Superiores da FUNESO), Olinda-PE. Graduação em Bacharelado em Enfermagem (UNIBRA) - Centro Universitário Brasileiro, Recife-PE; andreazamorano2011@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Zamorano, A. A. . (2021). DEPRESSÃO PÓS-PARTO: UM ENFOQUE À SAÚDE MENTAL DA PUÉRPERA SOB A PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 92–108. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2171

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.