DIFERENÇAS NO NÍVEL DE CONHECIMENTO, ATITUDES E PRÁTICAS SOBRE SAÚDE ORAL ENTRE ESTUDANTES DE DIFERENTES INSTITUIÇÕES TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA CIDADE DE NAMPULA

Autores

  • Alarquia Aly Saíde Universidade Lúrio e do Centro Médico ProDente
  • Marília Armindo Alberto Universidade Lúrio
  • Balamade Isidro Universidade Lúrio
  • Montins Achimo Iassine Universidade Lúrio
  • Machemba Chabane Universidade Lúrio
  • Isabel Inicia Baptista de Castro Universidade Lúrio
  • Nelson António Martinho Universidade Lúrio
  • Lurdes Ramos Monteiro Bonifácio Saíde Universidade Lúrio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21703

Palavras-chave:

Saúde oral. Literacia em saúde. Estudantes. Ensino técnico-profissional. Cárie dentária. Nampula. Moçambique.

Resumo

Introdução. A literacia e os comportamentos em saúde oral condicionam directamente a carga de cárie dentária e outras doenças orais, que permanecem altamente prevalentes em países africanos, incluindo Moçambique, apesar de serem em grande medida preveníveis. Objectivo. Comparar conhecimento, atitudes e práticas (CAP) sobre saúde oral entre estudantes de quatro instituições técnico-profissionais de Nampula e identificar variações institucionais com implicações pedagógicas alinhadas às agendas nacional e regional. Métodos. Estudo transversal analítico com dados agregados de quatro instituições (Tenha Esperança, IGCS, Polivalente de Marrere e IFP de Marrere), com comparações interinstitucionais por qui-quadrado e V de Cramér, em linha com práticas de análise de inquéritos CAP aplicadas em Moçambique e região Resultados. Entre 325 estudantes, observou-se heterogeneidade estatisticamente significativa entre instituições em: causa da cárie (χ²=96,7; p<0,001; V=0,315), frequência correcta de escovagem (χ²=93,3; p<0,001; V=0,309), importância do fio (χ²=55,0; p<0,001), procura de dentista perante dor (χ²=95,6; p<0,001), escovagem ≥2x/dia (χ²=17,6; p<0,001), uso regular de fio (χ²=65,0; p<0,001), substituição da escova (χ²=153,4; p<0,001; V=0,384) e orientação profissional (χ²=183,3; p<0,001), além de um efeito grande na regularidade de visita ao dentista nos três estabelecimentos com dados (χ²=199,3; p<0,001; V=0,651), consistente com disparidades previamente observadas em Moçambique. Conclusões. Diferenças institucionais relevantes em CAP sugerem que adopções curriculares dirigidas, conteúdos práticos, promoção de visitas preventivas e treino de higiene interproximal, podem reduzir disparidades, em consonância com as prioridades da Estratégia Global de Saúde Oral 2023–2030 e do enquadramento regional africano (WHO, 2024; WHO/AFRO, 2025).

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Biografia do Autor

Alarquia Aly Saíde, Universidade Lúrio e do Centro Médico ProDente

Doutor em Ciências Odontológicas Aplicadas pela Faculdade de Odontologia de Bauru da USP. Professor e pesquisador da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Lúrio e do Centro Médico ProDente, Nampula, Moçambique.

Marília Armindo Alberto, Universidade Lúrio

Graduanda em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Moçambique.

Balamade Isidro, Universidade Lúrio

Graduando em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Moçambique.

Montins Achimo Iassine, Universidade Lúrio

Graduando em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Moçambique.

Machemba Chabane, Universidade Lúrio

Graduando em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Moçambique.

Isabel Inicia Baptista de Castro, Universidade Lúrio

Graduanda em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Moçambique.

Nelson António Martinho, Universidade Lúrio

Graduando em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Moçambique.

Lurdes Ramos Monteiro Bonifácio Saíde, Universidade Lúrio

Doutoranda em Ciências Odontológicas Aplicadas: Periodontia, pela Universidade de São Paulo, Mestre em Medicina Tropical e Saúde Internacional pela Universidade Lúrio, Licenciada em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio.

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Saíde, A. A., Alberto, M. A., Isidro, B., Iassine, M. A., Chabane, M., Castro, I. I. B. de, … Saíde, L. R. M. B. (2025). DIFERENÇAS NO NÍVEL DE CONHECIMENTO, ATITUDES E PRÁTICAS SOBRE SAÚDE ORAL ENTRE ESTUDANTES DE DIFERENTES INSTITUIÇÕES TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA CIDADE DE NAMPULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4778–4786. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21703