RELAÇÃO ENTRE GENÉTICA E RESISTÊNCIA A CARRAPATOS EM VACAS LEITEIRAS: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Eliz Nayara Freitas da Silva Dario UNINASSAU
  • Taisa Fernanda Conceição Santos Limberger UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21653

Palavras-chave:

Infestações por carrapato. Bovinos. Genética.

Resumo

A bovinocultura leiteira é considerada essencial na economia brasileira. Entretanto, a ocorrência de doenças por carrapatos do gênero Rhipicephalus [Boophilus] microplus pode causar danos diretos à vaca leiteira, resultando em um baixo rendimento produtivo. Esses parasitas são controlados por produtos químicos, porém, devido ao desenvolvimento de resistência parasitária e à intoxicação, outros métodos vêm sendo estudados, como a resistência genética. O objetivo deste trabalho foi analisar e descrever, através de uma revisão de literatura, como o melhoramento genético pode contribuir ao aumento na resistência de vacas leiteiras à infestação por carrapatos. Através de uma pesquisa nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Pubmed, selecionaram-se 30 publicações científicas dos últimos 20 anos que abordassem o tema proposto. Ao término da revisão, concluiu-se que o melhoramento genético é uma opção eficaz no controle parasitário na bovinocultura leiteira, podendo ser obtido tanto com o cruzamento entre as raças geneticamente resistentes (zebuínas) com as mais suscetíveis ao desenvolvimento do carrapato (europeias), quanto com a seleção genômica para pastejo somente das raças mais resistentes, diminuindo custos na compra de agentes químicos, contribuindo com o meio ambiente, reduzindo as chances de intoxicação e auxiliando na diminuição do desenvolvimento de espécies de carrapatos com maior resistência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliz Nayara Freitas da Silva Dario, UNINASSAU

Discente Uninassau, Cacoal, Rondônia. 

Taisa Fernanda Conceição Santos Limberger, UNINASSAU

Docente Uninassau, Cacoal, Rondônia, Graduada em Medicina Veterinária, pela Universidade Federal de Rondônia (2021). Especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais, pela UNINASSAU (2022). Especialista em Saúde Pública e Vigilãncia Sanitária, pela FUNIP (2023). Especialista em Higiene e Inspeção de produtos de origem animal, pela FUNIP (2024). Especialista em Medicina veterinária do coletivo, pela FUNIP (2025). Especialista em Tutoria em educação a distância e docência do ensino superior, pela FUNIP (2025). Mestre em AGROECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS pela Universidade Federal de Rondônia (2024). Pós-graduanda em Agropecuária Sustentável pelo IFRO (2025). Doutoranda pela USP (2025). Atualmente trabalha como Médica Veterinária na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia e Docente na UNINASSAU, CACOAL -RO. 

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Dario, E. N. F. da S., & Limberger, T. F. C. S. (2025). RELAÇÃO ENTRE GENÉTICA E RESISTÊNCIA A CARRAPATOS EM VACAS LEITEIRAS: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3775–3789. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21653