A RESISTÊNCIA DOS HOMENS EM BUSCAR MELHORIAS NA SAÚDE MENTAL: FATORES E DESAFIOS QUE INFLUENCIAM ESSA RELUTÂNCIA

Autores

  • Luane Costa Menezes Afya Centro Universitário
  • Débora Pirovani da Costa Barbosa Afya Centro Universitário
  • Mariana Fernandes Ramos dos Santos UCP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21343

Palavras-chave:

Saúde mental dos homens. Masculinidade. Patriarcado.

Resumo

O artigo, fundamentado em revisão bibliográfica, trata-se de um olhar que subsidia a atenção à saúde mental masculina, visando examinar os elementos socioculturais que levam os homens a resistir em procurar cuidados na saúde mental, entendendo como a ideologia patriarcal e os padrões de masculinidade impedem a manifestação de emoções e a busca por suporte psicológico. A metodologia empregada envolveu uma revisão bibliográfica exploratória, fundamentada em livros, artigos, revistas e documentários publicados de 2005 a 2022, examinados por meio da técnica de análise de conteúdo. Identificaram-se padrões e categorias ligadas ao estigma, ao risco de suicídio e às barreiras culturais e sociais que afetam o comportamento masculino em relação ao sofrimento mental. Os resultados indicam que a masculinidade, vinculada à força, invulnerabilidade e autossuficiência, está diretamente relacionada à negligência da saúde mental masculina, contribuindo para comportamentos de risco, elevados índices de suicídio e baixa adesão a tratamentos. Ademais, a baixa demanda por serviços de saúde mental evidencia o impacto do estigma social e a ausência de referências positivas de cuidado. O estudo conclui que é fundamental implementar estratégias de conscientização e políticas de saúde específicas para desmantelar padrões prejudiciais e incentivar o autocuidado masculino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luane Costa Menezes, Afya Centro Universitário

Estudante de Psicologia Afya Centro Universitário.

Débora Pirovani da Costa Barbosa, Afya Centro Universitário

Estudante de Psicologia Afya Centro Universitário Itaperuna - RJ.

Mariana Fernandes Ramos dos Santos, UCP

Mestre em Psicologia (UCP). Psicóloga (Formação, Bacharel e Licenciatura). Terapeuta Cognitivo Comportamental. Neuropsicóloga. Neuropsicopedagoga. Pós-graduada em Psiquiatria. Pós-graduada em Saúde Mental. Especialista em Reabilitação Neuropsicológica. Pós-graduada em Neurodesenvolvimento e Funções Executivas. Especialização em Terapia Ocupacional na Saúde Mental. Especialização em Psicologia Positiva. Especialização em Terapia Familiar. Docente e Supervisora Afya Centro Universitário Itaperuna - RJ. 17 anos. Atuando na Saúde Mental. Psicóloga do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental. Psicóloga do CAASSITA–Centro de Atendimento aos Autistas da Secretaria de Saúde de Itaperuna. 

Downloads

Publicado

2025-10-11

Como Citar

Menezes, L. C., Barbosa, D. P. da C., & Santos, M. F. R. dos. (2025). A RESISTÊNCIA DOS HOMENS EM BUSCAR MELHORIAS NA SAÚDE MENTAL: FATORES E DESAFIOS QUE INFLUENCIAM ESSA RELUTÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1542–1552. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21343