MIGRAÇÃO DE ALUNOS ADOLESCENTES "REPETENTES", REPROVADOS OU MODERADAMENTE DEFASADOS PARA O EJA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2133Palavras-chave:
EJA. Educação de Jovens e Adultos. Migração de alunos repetentes e/ou reprovados. defasagem escolar. Juvenização.Resumo
O presente artigo é fruto de um projeto de pesquisa para tese de doutorado, apresentado na forma de dissertação com o propósito de fazer uma reflexão acerca da presença de adolescentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Nesse sentido destacamos a diferença de perfil e objetivo dos alunos da EJA em escolas públicas e nos Cursos Supletivos particulares, pois trata-se de dois universos bastante distintos; fazendo uma distinção meramente didática entre Supletivo (que aqui será usado para a modalidade ensino particular) e EJA (que usaremos especificamente para o ensino público gratuito), para distinguir o perfil do público dessa modalidade de ensino no âmbito empresarial e governamental. A metodologia adotada no estudo foi a de revisão literária, utilizando como fontes artigos, monografias, dissertações e bases de dados na Internet, como Scielo, Google Acadêmico, etc., utilizando as palavras- chave: "Adolescente + EJA", tendo como critério de busca os textos publicados no idioma Português Brasileiro, preferencialmente no período de 2010 a 2020; também recorremos a entrevistas, palestras e matérias em vídeo na plataforma Youtube (www.Youtube.com), em especial de instituições de ensino/pesquisa, jornalísticas ou governamentais. Os dados obtidos foram avaliados por meio da análise do conteúdo, com o intuito de se levantar elementos de reflexão acerca da problemática estudada nesta pesquisa. Os resultados desta investigação indicam, como fatores que levam à presença do público adolescente na EJA: 1) indicação da administração da escola devido à atraso na faixa etária, indisciplina, frequência irregular etc.; 2) Inexistência do ensino regular noturno para alunos que trabalham (aluno que trabalha de dia e estuda à noite); 3) gravidez precoce. E para a presença do público adolescente no Supletivo: 1) Dificuldade de aprendizagem dos conteúdos (especialmente nos anos finais do ensino médio), levando a repetência; 2) Evitar o bullying dos colegas mais adiantados; 3) Acelerar a obtenção da graduação por necessidades trabalhistas, prestar concurso, ENEM, Vestibular etc. É do interesse dessa pesquisa também apontar alternativas para evitar a migração desse aluno adolescente do ensino regular com leve defasagem para a modalidade EJA, levantando questões acerca da dinâmica na qual o problema ocorre.
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