A RELAÇÃO DO ENSINO REMOTO NA EVASÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2131Palavras-chave:
Evasão Escolar. Ensino Remoto. Tecnologias da Educação.Resumo
O agravamento da pandemia de COVID-19 impõe muitos desafios para o cenário educacional, sobretudo na Educação, o sistema adotado para que a educação continuasse mesmo em tempos tão difíceis foi o ensino remoto, de modo que a evasão escolar vem sendo notada com mais frequência, um quadro que preocupa muitos educadores. O que fazer com alunos em comunidades carentes, com pouco acesso à internet ou nenhum acesso, assim como também aos equipamentos tecnológicos necessários a essa nova modalidade? Para isso, foram entrevistados oito professores de diferentes segmentos da escola pública do município de Caucaia do estado do Ceará quanto à percepção deles em relação à evasão escolar no ensino remoto, na coleta de dados foi realizada uma entrevista com professores de uma escola do campo. A análise e interpretação dos dados foi realizada em percentuais e médias tabulados por meio do software Excel. Além disso, foram utilizados e atribuídos a eles significados, confrontados à luz da literatura. Assim, os professores responderam que 40% dos alunos que evadiram são do sexo masculino, 25% do sexo feminino e 35% não souberam responder. Além disso, os alunos apresentaram uma maior adesão à entrega das atividades quando as mesmas foram entregues em forma de blocos na escola para entrega posterior. Uma vez que, poucos alunos têm acesso a internet, seja ela em dados móveis ou Wi-Fi e que a marginalidade vem aumentando entre os alunos. Conclui-se que a evasão escolar tem se tornado cada vez mais presente nas escolas, tendo sido acentuada pela pandemia do COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY