EFICÁCIA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA REDUÇÃO DA ANSIEDADE EM PACIENTES ONCOLÓGICOS HOSPITALIZADOS

Autores

  • Agatha Fiama de Carvalho Alencar Faculdade Mauá
  • Ronaldo de Matos Pereira
  • Jaine de Andrade do Nascimento Faculdade Mauá
  • Andreia Matos da Silva Faculdade Mauá
  • Elissandra de Jesus Oliveira Ramos Faculdade Mauá https://orcid.org/0009-0003-9770-787X
  • Paulo Henrique Gabriel Porto
  • Quemili de Cássia Dias de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21200

Palavras-chave:

Ansiedade. Neoplasias. Terapia Cognitivo-Comportamental. Hospitalização.

Resumo

A ansiedade é um fenômeno recorrente em pacientes oncológicos hospitalizados, sendo intensificada pela hospitalização, pela dor, pelos procedimentos invasivos e pela percepção de ameaça à vida. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo analisar o papel da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na redução da ansiedade em pacientes oncológicos hospitalizados. Trata-se de uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa, por meio de revisão integrativa da literatura científica publicada entre 2010 e 2025 em bases como SciELO, PubMed e LILACS. Os resultados demonstraram que a ansiedade é altamente prevalente nesse grupo de pacientes, influenciada por fatores clínicos, emocionais e contextuais. A análise evidenciou que a TCC, adaptada ao ambiente hospitalar, apresenta técnicas eficazes como psicoeducação, reestruturação cognitiva, relaxamento, ativação comportamental e resolução de problemas, aplicáveis em protocolos breves e de fácil integração à rotina hospitalar. Nota-se que, as reduções significativas nos níveis de ansiedade, bem como melhora na qualidade de vida e no enfrentamento da hospitalização. Conclui-se que a TCC é uma intervenção efetiva, segura e viável para o manejo da ansiedade em pacientes oncológicos hospitalizados, devendo ser incorporada às práticas clínicas de forma estruturada e integrada à equipe multiprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agatha Fiama de Carvalho Alencar, Faculdade Mauá

Graduando em Psicologia, Faculdade Mauá-GO. 

Ronaldo de Matos Pereira

Mestre Dimensões do Cuidado e prática social, MAUÁ. 

Jaine de Andrade do Nascimento, Faculdade Mauá

Especialista em Citologia, Histologia e Embriologia,Faculdade Mauá Go.

Andreia Matos da Silva, Faculdade Mauá

Nutricionista, professora de graduação e Coordenadora no curso de Nutrição na Faculdade Mauá-GO.Técnica em Acupuntura pela Escola Nacional de Acupuntura em Brasília.Especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade JK. Especialista em Obesidade e Síndrome Metabólica pela Faculdade Anhanguera de Brasília. Mestre e Doutora em Gerontologia  pela Faculdade Católica de Brasília. Pós-graduanda em Nutrição Hospitalar pela Faculminas -MG.

Elissandra de Jesus Oliveira Ramos, Faculdade Mauá

Neuropsicóloga Clinica , mestranda em Psicologia pela UCB,Faculdade Mauá go e Clinica Affeto Ldta. Orcid  https://orcid.org/0009-0003-9770-787X.  

Paulo Henrique Gabriel Porto

Fisioterapeuta Especialista em Terapia Intensiva. 

Quemili de Cássia Dias de Sousa

Enfermeira, especialista em Unidade de Terapia Intensiva. 

Downloads

Publicado

2025-10-16

Como Citar

Alencar, A. F. de C., Pereira, R. de M., Nascimento, J. de A. do, Silva, A. M. da, Ramos, E. de J. O., Porto, P. H. G., & Sousa, Q. de C. D. de. (2025). EFICÁCIA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA REDUÇÃO DA ANSIEDADE EM PACIENTES ONCOLÓGICOS HOSPITALIZADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2647–2655. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21200