O BILETRAMENTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE ELETIVA NO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores

  • Lucas Amâncio Mateus Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2118

Resumo

A presente obra trata de um estudo das séries iniciais do Ensino Fundamental em escola Bilíngue em Porto Velho, estado de Rondônia e teve o intuito de descrever e analisar todo o processo de Biletramento, ou seja, a escola proporciona habilidades sociais em dois idiomas, proporcionando aos alunos tornarem-se sujeitos bilíngues com vasto repertório linguístico.    Na obra, constam-se inerentes, pesquisa de campo e entrevistas com alunos e professores, assim, dentre as contribuições da pesquisa, o biletramento, na aquisição da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, nesse caso, a Educação Bilíngue Eletiva, como uma questão transversal do currículo. Além disso, conforme cita Megale (2020), há uma formação de professores que se encarregam também de uma dimensão política capaz de suscitar discussões sobre os privilégios do contexto que atuam e dos sujeitos envolvidos. Assim, o indivíduo bilíngue possui repertório linguístico e pode falar e escrever em duas línguas distintas.

Biografia do Autor

Lucas Amâncio Mateus, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Administração pela mesma universidade e Licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade de Franca. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0101102792314230. E-mail: lucasamanciomateus@gmail.com.

Downloads

Publicado

20/09/2021

Como Citar

Mateus, L. A. (2021). O BILETRAMENTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE ELETIVA NO ESTADO DE RONDÔNIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 990–992. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2118