O IMPACTO DAS TÉCNICAS MINIMAMENTE INVASIVAS NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21149

Palavras-chave:

Hérnia de disco lombar. Cirurgia endoscópica. Técnicas minimamente invasivas. Microdiscectomia. Curva de aprendizado. Custos hospitalares.

Resumo

A hérnia de disco lombar é uma das principais causas de lombociatalgia e incapacidade funcional em adultos jovens e de meia-idade, gerando impacto socioeconômico expressivo. A microdiscectomia convencional é considerada o padrão-ouro para o tratamento cirúrgico, mas nas últimas duas décadas, técnicas minimamente invasivas, como a discectomia endoscópica interlaminar e transforaminal, vêm sendo desenvolvidas com a promessa de reduzir morbidade, tempo de internação e acelerar a reabilitação. O objetivo desta revisão sistemática e meta-análise foi comparar a eficácia, a segurança e a custo-efetividade das técnicas minimamente invasivas em relação à microdiscectomia convencional. Foram pesquisadas as bases PubMed, Scopus, Web of Science e SciELO até dezembro de 2023, incluindo ensaios clínicos randomizados e estudos prospectivos comparativos. As variáveis avaliadas foram dor (EVA), incapacidade funcional (ODI), tempo de internação, complicações, taxa de recorrência, curva de aprendizado e custos. Foram incluídos 18 estudos, totalizando 3.246 pacientes. Os resultados mostraram eficácia clínica semelhante entre as técnicas, com menor tempo de internação (1,2 vs. 2,8 dias; p<0,01) e menor sangramento intraoperatório nos grupos endoscópicos. Entretanto, a curva de aprendizado foi significativamente mais longa (30–50 casos para atingir proficiência), além de custos iniciais mais elevados devido à aquisição de equipamentos específicos. Conclui-se que as técnicas minimamente invasivas apresentam equivalência clínica em relação à microdiscectomia, mas com vantagens perioperatórias e desafios relacionados a custos e treinamento. A adoção mais ampla dependerá de estratégias de capacitação, disponibilidade de recursos e integração de novas tecnologias como robótica e navegação 3D.

444 257

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabella Alves de Farias Pires, Universidade de Mogi das Cruzes

    Acadêmica, Universidade de Mogi das Cruzes.

  • João Gabriel Linhares da Silva, Universidade Nove de Julho

    Acadêmico, Universidade Nove de Julho.

  • Guilherme Rocha Castagini, Universidade Nove de Julho

    Acadêmico, Universidade Nove de Julho.

  • Tainan Gomes Ferreira, Universidade Nove de Julho

    Acadêmico, Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

2025-09-19

Como Citar

Pires, I. A. de F., Silva, J. G. L. da, Castagini, G. R., & Ferreira, T. G. (2025). O IMPACTO DAS TÉCNICAS MINIMAMENTE INVASIVAS NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(9), 2705-2712. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21149

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 18

Artigos Semelhantes

11-20 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.