O IMPACTO DAS TÉCNICAS MINIMAMENTE INVASIVAS NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Isabella Alves de Farias Pires Universidade de Mogi das Cruzes
  • João Gabriel Linhares da Silva Universidade Nove de Julho
  • Guilherme Rocha Castagini Universidade Nove de Julho
  • Tainan Gomes Ferreira Universidade Nove de Julho https://orcid.org/0009-0007-2169-3474

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21149

Palavras-chave:

Hérnia de disco lombar. Cirurgia endoscópica. Técnicas minimamente invasivas. Microdiscectomia. Curva de aprendizado. Custos hospitalares.

Resumo

A hérnia de disco lombar é uma das principais causas de lombociatalgia e incapacidade funcional em adultos jovens e de meia-idade, gerando impacto socioeconômico expressivo. A microdiscectomia convencional é considerada o padrão-ouro para o tratamento cirúrgico, mas nas últimas duas décadas, técnicas minimamente invasivas, como a discectomia endoscópica interlaminar e transforaminal, vêm sendo desenvolvidas com a promessa de reduzir morbidade, tempo de internação e acelerar a reabilitação. O objetivo desta revisão sistemática e meta-análise foi comparar a eficácia, a segurança e a custo-efetividade das técnicas minimamente invasivas em relação à microdiscectomia convencional. Foram pesquisadas as bases PubMed, Scopus, Web of Science e SciELO até dezembro de 2023, incluindo ensaios clínicos randomizados e estudos prospectivos comparativos. As variáveis avaliadas foram dor (EVA), incapacidade funcional (ODI), tempo de internação, complicações, taxa de recorrência, curva de aprendizado e custos. Foram incluídos 18 estudos, totalizando 3.246 pacientes. Os resultados mostraram eficácia clínica semelhante entre as técnicas, com menor tempo de internação (1,2 vs. 2,8 dias; p<0,01) e menor sangramento intraoperatório nos grupos endoscópicos. Entretanto, a curva de aprendizado foi significativamente mais longa (30–50 casos para atingir proficiência), além de custos iniciais mais elevados devido à aquisição de equipamentos específicos. Conclui-se que as técnicas minimamente invasivas apresentam equivalência clínica em relação à microdiscectomia, mas com vantagens perioperatórias e desafios relacionados a custos e treinamento. A adoção mais ampla dependerá de estratégias de capacitação, disponibilidade de recursos e integração de novas tecnologias como robótica e navegação 3D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Alves de Farias Pires, Universidade de Mogi das Cruzes

Acadêmica, Universidade de Mogi das Cruzes.

João Gabriel Linhares da Silva, Universidade Nove de Julho

Acadêmico, Universidade Nove de Julho.

Guilherme Rocha Castagini, Universidade Nove de Julho

Acadêmico, Universidade Nove de Julho.

Tainan Gomes Ferreira, Universidade Nove de Julho

Acadêmico, Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

2025-09-19

Como Citar

Pires, I. A. de F., Silva, J. G. L. da, Castagini, G. R., & Ferreira, T. G. (2025). O IMPACTO DAS TÉCNICAS MINIMAMENTE INVASIVAS NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2705–2712. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21149