A IDENTIFICAÇÃO DAS LESÕES AUTOPROVOCADAS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21044

Palavras-chave:

Lesão autoprovocadas. Crianças. Adolescentes. Psicossocial.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o comportamento de lesões autoprovocadas em crianças e adolescentes, com o objetivo de identificar os fatores associados e as características desse crescente fenômeno, compreendendo os impactos psicológicos, reconhecendo estratégias de diagnóstico, prevenção e intervenções eficazes. A autolesão, definida como qualquer comportamento deliberado que resulta em danos ao próprio corpo sem intenção de suicídio, tem sido amplamente estudada nos últimos anos devido ao aumento de sua incidência entre jovens. A pesquisa abordou artigos e estudos publicados entre 1981 e 2023, explorando as causas, fatores de risco, e as intervenções mais eficazes. Foram utilizadas as bibliotecas virtuais “SCIELO e PubMed” por meio das palavras chaves “Tentativa AND Suicídio” “Suicídio AND Crianças” “Tentativa AND Suicídio AND Crianças” “Criança AND Suicídio” Lesão AND Auto” “Lesão AND Auto AND Provocada” “Lesão AND Auto AND Provocada AND Crianças” “Infância AND Adolescência AND Suicídio” “Adolescente AND Suicídio”. A análise dos estudos revelou a relevância das intervenções psicossociais e terapias baseadas na regulação emocional, que mostraram eficácia na redução desses comportamentos. No entanto, o artigo aponta para a necessidade de mais pesquisas no contexto brasileiro, devido à escassez de dados nacionais e ao estigma social que ainda cerca o tema. Conclui-se que a autolesão em crianças e adolescentes deve ser tratada como um importante indicador de sofrimento psíquico, exigindo uma abordagem multidisciplinar e preventiva para reduzir os danos e melhorar a qualidade de vida dos jovens. Um dos fatores sociais mais predominantes para a lesão autoprovocada na criança e no adolescente é o Bullying que acarreta grande sofrimento e danos emocionais a quem sofre tal ato. O Bullying pode ocorrer de diferentes maneiras: verbal, física, social ou eletrônica, esta última conhecida como cyberbullying.

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Biografia do Autor

Tiago Moreno Lopes Roberto, FAMERP

Graduado em Psicologia; Mestre em Psicologia da Saúde – FAMERP; Especialista em Saúde Mental; Doutorando em Ciências da Saúde – FAMERP; Docente da Faculdade Futura; Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura; Docente no Curso de Psicologia – UNIRP. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5689-7468

Adrielli Batista Buzon Poltronieri, UNIRP

Graduando em Psicologia Centro Universitário de Rio preto – Unirp – ORCID: https://orcid.org/0009-0003-9929-7317.

Aline Cristina Lourenção, UNIRP

Graduando em Psicologia Centro Universitário de Rio Preto – Unirp – ORCID: https://orcid.org/0009-0009-6353-1099.

Beatriz Clara Rodrigues Moitinho, UNIRP

Graduando em Psicologia Centro Universitário de Rio Preto – Unirp – ORCID: https://orcid.org/0009-0003-2956-4096.

Debora de Souza Lopes, UNIRP

Graduando em Psicologia Centro Universitário de Rio Preto – Unirp – ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1352-153X

Gustavo de Lima Martin, UNIRP

Graduando em Psicologia Centro Universitário de Rio Preto – Unirp- ORCID: https://orcid.org/0009-0007-8917-6131.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Graduada em Letras (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Direito (UNIFEV).  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

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Publicado

2025-09-24

Como Citar

Roberto, T. M. L., Poltronieri, A. B. B., Lourenção, A. C., Moitinho, B. C. R., Lopes, D. de S., Martin, G. de L., & Oliveira, E. A. de. (2025). A IDENTIFICAÇÃO DAS LESÕES AUTOPROVOCADAS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3354–3371. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21044