BRINCAR E APRENDER: A INTEGRAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20910Palavras-chave:
Play. Affectivity. Meaningful learning. Basic education. Digital technologies.Resumo
O presente estudo abordou a temática da aprendizagem por meio do brincar, com ênfase na integração entre afetividade e conhecimento no ambiente escolar. Partiu-se do seguinte problema: de que modo o brincar, associado à afetividade, contribuiu para a promoção de aprendizagens significativas no contexto educacional? O objetivo geral foi analisar como a articulação entre o brincar e as relações afetivas favoreceu a construção do conhecimento. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com enfoque bibliográfico, fundamentando-se em autores que discutiram as práticas pedagógicas, a afetividade e o uso de tecnologias educacionais. No desenvolvimento, evidenciou-se que o brincar, além de possibilitar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, criou espaços de acolhimento e engajamento, sendo potencializado pelas tecnologias digitais. Verificou-se que a afetividade, presente nas relações pedagógicas, fortaleceu o vínculo entre educador e educando, favorecendo a motivação e a autonomia no processo de aprendizagem. Nas considerações finais, concluiu-se que o brincar associado à afetividade constituiu uma prática eficaz na promoção de aprendizagens significativas, contribuindo para uma educação humanizada. O estudo ressaltou a importância de práticas pedagógicas intencionais e indicou a necessidade de pesquisas empíricas que aprofundem a aplicação dessas abordagens em diferentes realidades escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY