BRINCAR E APRENDER: A INTEGRAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E CONHECIMENTO

Autores

  • Luciana Sidney Ferreira Cavazari Must University
  • Ângela Gonçalves Oliveira Lima Universidade Interamericana
  • Amanda Paula dos Santos Vitorino Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS
  • Daniella Souza Silva Must University
  • Elizandra Waschinevski Rafael Must University
  • Kassia Miguel Must University
  • Paulo Henrique Salvador Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS
  • Raquel Gomes Fransolino Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20910

Palavras-chave:

Play. Affectivity. Meaningful learning. Basic education. Digital technologies.

Resumo

O presente estudo abordou a temática da aprendizagem por meio do brincar, com ênfase na integração entre afetividade e conhecimento no ambiente escolar. Partiu-se do seguinte problema: de que modo o brincar, associado à afetividade, contribuiu para a promoção de aprendizagens significativas no contexto educacional? O objetivo geral foi analisar como a articulação entre o brincar e as relações afetivas favoreceu a construção do conhecimento. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com enfoque bibliográfico, fundamentando-se em autores que discutiram as práticas pedagógicas, a afetividade e o uso de tecnologias educacionais. No desenvolvimento, evidenciou-se que o brincar, além de possibilitar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, criou espaços de acolhimento e engajamento, sendo potencializado pelas tecnologias digitais. Verificou-se que a afetividade, presente nas relações pedagógicas, fortaleceu o vínculo entre educador e educando, favorecendo a motivação e a autonomia no processo de aprendizagem. Nas considerações finais, concluiu-se que o brincar associado à afetividade constituiu uma prática eficaz na promoção de aprendizagens significativas, contribuindo para uma educação humanizada. O estudo ressaltou a importância de práticas pedagógicas intencionais e indicou a necessidade de pesquisas empíricas que aprofundem a aplicação dessas abordagens em diferentes realidades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Sidney Ferreira Cavazari, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Ângela Gonçalves Oliveira Lima, Universidade Interamericana

Mestrado em Educação, Universidade Interamericana.

Amanda Paula dos Santos Vitorino, Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS

Mestranda Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS.

Daniella Souza Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Elizandra Waschinevski Rafael, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Kassia Miguel, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Paulo Henrique Salvador, Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS

Mestrando Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS.

Raquel Gomes Fransolino, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Cavazari, L. S. F., Lima, Ângela G. O., Vitorino, A. P. dos S., Silva, D. S., Rafael, E. W., Miguel, K., … Fransolino, R. G. (2025). BRINCAR E APRENDER: A INTEGRAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E CONHECIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 100–107. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20910