A PRÁTICA DE DISSECAÇÃO NO ENSINO DE ANATOMIA: CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Thamires Fernanda Sousa Soares Universidade Federal de Uberlândia
  • Antônio Orlando Santos Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Cléria Rodrigues Ferreira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20816

Palavras-chave:

Anatomia. Dissecação. Profissionais da saúde. Formação profissional.

Resumo

A Anatomia Humana é essencial na formação dos profissionais da saúde, e a dissecação de cadáveres permanece uma das principais ferramentas de ensino dessa disciplina. Este artigo relata a experiência vivida durante o curso de dissecação no Laboratório de Anatomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizado nos anos de 2022 e 2023, com a participação de discentes de diversas áreas da saúde. O objetivo foi aprimorar o entendimento anatômico, desenvolver habilidades práticas e técnicas essenciais, e promover o aprendizado colaborativo entre diferentes áreas da saúde. A metodologia do curso incluiu a dissecação de partes específicas do corpo humano, como o coração e o membro inferior, utilizando ferramentas cirúrgicas e complementada por tecnologias digitais, como visualizações tridimensionais.  O artigo discute os benefícios pedagógicos da dissecação em comparação com métodos digitais, a contribuição das peças dissecadas para o acervo didático da UFU, e os desafios éticos e emocionais enfrentados pelos discentes. Conclui-se que, apesar dos avanços tecnológicos, a dissecação continua sendo uma prática essencial para a formação completa e humanizada de profissionais de saúde.

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Biografia do Autor

Thamires Fernanda Sousa Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante da graduação de enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

Antônio Orlando Santos Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante da graduação de enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

Cléria Rodrigues Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Docente da Universidade Federal de Uberlândia. Orientadora.

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Publicado

2025-08-27

Como Citar

Soares, T. F. S., Nunes, A. O. S., & Ferreira, C. (2025). A PRÁTICA DE DISSECAÇÃO NO ENSINO DE ANATOMIA: CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 3044–3054. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20816