A PRÁTICA DE DISSECAÇÃO NO ENSINO DE ANATOMIA: CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20816Palavras-chave:
Anatomia. Dissecação. Profissionais da saúde. Formação profissional.Resumo
A Anatomia Humana é essencial na formação dos profissionais da saúde, e a dissecação de cadáveres permanece uma das principais ferramentas de ensino dessa disciplina. Este artigo relata a experiência vivida durante o curso de dissecação no Laboratório de Anatomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizado nos anos de 2022 e 2023, com a participação de discentes de diversas áreas da saúde. O objetivo foi aprimorar o entendimento anatômico, desenvolver habilidades práticas e técnicas essenciais, e promover o aprendizado colaborativo entre diferentes áreas da saúde. A metodologia do curso incluiu a dissecação de partes específicas do corpo humano, como o coração e o membro inferior, utilizando ferramentas cirúrgicas e complementada por tecnologias digitais, como visualizações tridimensionais. O artigo discute os benefícios pedagógicos da dissecação em comparação com métodos digitais, a contribuição das peças dissecadas para o acervo didático da UFU, e os desafios éticos e emocionais enfrentados pelos discentes. Conclui-se que, apesar dos avanços tecnológicos, a dissecação continua sendo uma prática essencial para a formação completa e humanizada de profissionais de saúde.
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