INTEGRAÇÃO DO SCRATCH À PROPOSTA PEDAGÓGICA DE GENÉTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20722

Palavras-chave:

Ensino. Metodologias Ativas. Scratch.

Resumo

Devido ao distanciamento social, ocasionado pela pandemia, houve muitas mudanças na área de ensino com o intuito de melhorar a experiência do ensino a distância, tanto dos alunos, quanto dos professores. Uma dessas medidas tomadas foi o uso de metodologias ativas, e entre elas, a Gamificação, que foi utilizada neste projeto. Esta pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Médio Integral Integrado à Educação Profissional Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), localizada em Arapiraca-AL, com alunos do 3° ano do Ensino Médio, com o intuito de promover a autonomia, cooperação, compreensão e colocá-los no centro da aprendizagem. Primeiramente os alunos participaram de aulas expositivas, onde também foram apresentadas animações feitas no Scratch, e após responderem um questionário, concluímos que a metodologia ativa facilitou a aprendizagem e compreensão dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janya Valéria da Silva Moura, UNEAL

Discente, Autora, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Claudimary Bispo dos Santos, UNEAL

Mestre, Orientadora, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Docente,  Orcid: 0000-0003-0006-3389.

Rubens Pessoa de Barros, UNEAL

Doutor, Co Orientador, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Docente. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0140-1570.

 

Downloads

Publicado

2025-08-18

Como Citar

Moura, J. V. da S., Santos, C. B. dos, & Barros, R. P. de. (2025). INTEGRAÇÃO DO SCRATCH À PROPOSTA PEDAGÓGICA DE GENÉTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1664–1678. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20722