A INFLUÊNCIA DA SAÚDE MENTAL NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20678

Palavras-chave:

Inclusão digital. Desigualdade tecnológica. Educação Pública.

Resumo

Este artigo buscou analisar os desafios e as perspectivas da inclusão digital nas escolas públicas no século XXI, com ênfase nas desigualdades tecnológicas que permeiam o sistema educacional. A partir de uma abordagem qualitativa e teórico-documental, fundamentada em autores da educação crítica e em dados de relatórios oficiais, o estudo evidencia que a inserção das tecnologias nas escolas públicas tem sido marcada por desigualdades estruturais, políticas fragmentadas e falta de continuidade institucional. O artigo discute o panorama histórico da digitalização educacional, o impacto da pandemia de COVID-19 sobre o acesso às tecnologias, a precariedade da infraestrutura escolar, as lacunas na formação docente e os limites das políticas públicas atuais. Argumenta-se que a inclusão digital deve ser compreendida como um direito educacional e um instrumento de justiça social, indo além da mera distribuição de equipamentos. Conclui-se que uma verdadeira inclusão digital requer planejamento sistêmico, financiamento sustentável e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a autonomia crítica dos sujeitos diante da cultura digital contemporânea.

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Biografia do Autor

Karina Kelly de Albuquerque Lira, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador de dissertações e teses, Universidade Christian business School e Doutor  em biologia, professor universitário.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Lira, K. K. de A., & Coutinho, D. J. G. (2025). A INFLUÊNCIA DA SAÚDE MENTAL NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2003–2014. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20678