COMO AS ATITUDES SOCIAIS HISTÓRICAS MOLDARAM A INCLUSÃO E O ESTIGMA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Fabricia Aparecida Pinheiro Silva
  • Aglaunice Fátima da Silva
  • Gislaine do Nascimento Menacho
  • Alessandra Rodrigues de Souza
  • Michele do Rosário Borges

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20565

Palavras-chave:

Inclusão. Deficiência. Estigma. História. Educação.

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise crítica das atitudes sociais históricas em relação às pessoas com deficiência e os efeitos dessas posturas na construção de práticas inclusivas ou excludentes. Por meio da revisão de marcos legais, movimentos sociais e referenciais teóricos contemporâneos, discute-se como o estigma e a exclusão foram sendo paulatinamente substituídos por concepções baseadas em direitos humanos, acessibilidade e equidade. A compreensão da trajetória histórica é essencial para fundamentar políticas públicas eficazes e transformar paradigmas ainda excludentes presentes no cotidiano educacional e social.

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Biografia do Autor

Fabricia Aparecida Pinheiro Silva

Pós-graduação Gestão Pública com Ênfase em Questão social. 

Aglaunice Fátima da Silva

Psicopedagogia Clínica e Institucional. 

Gislaine do Nascimento Menacho

Facop educação de jovens e adultos. 

Alessandra Rodrigues de Souza

Pós-graduação em Neuroeducação. 

Michele do Rosário Borges

Mestra em educação.

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Silva, F. A. P., Silva, A. F. da, Menacho, G. do N., Souza, A. R. de, & Borges, M. do R. (2025). COMO AS ATITUDES SOCIAIS HISTÓRICAS MOLDARAM A INCLUSÃO E O ESTIGMA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 650–657. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20565