PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: VALORIZAÇÃO, DESAFIOS E O IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Raul Vasconcelos Caminha Veni Creator Christian University
  • Miriam Espíndula dos Santos Freire Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20563

Palavras-chave:

Trabalho docente. Políticas públicas. Neoliberalismo. Precarização. Pernambuco.

Resumo

O artigo analisa a precarização do trabalho docente no estado de Pernambuco, com olhar nos impactos das políticas neoliberais no espaço educacional, com um recorte no Ensino Médio. Logo, o trabalho apresenta os problemas que esse tipo de política mascare e engane os verdadeiros resultados educacionais, com dados manipulados mostram resultados positivos e ainda assim promovem uma intensificação do trabalho, flexibilização e a desvalorização da carreira docente, contratos temporários, jornadas exaustivas e sobrecarga de responsabilidades. O estudo analisa a influência do gerencialismo empresarial na educação, adotando as avaliações me larga escala, meritocracia e bonificação por desempenho, que repassam para os docentes a culpabilização pelas falhas do sistema, desconsiderando as condições de infraestrutura das escolas. Ademais, explora como o Programa de Educação Integral (PEI) e a Reforma do Ensino Médio alicerçam a lógica da produtividade, acabando om a autonomia pedagógica e sujeitando o ensino a um modelo padronizado. A partir de uma análise histórica é revelado a ligação das transformações no mundo do trabalho (taylorismo, fordismo e o toyotismo) com as reformas na educação, tratando a educação como mera mercadoria. Dessa forma, as políticas públicas pernambucanas, convergentes ao neoliberalismo, aprofundam a precarização docente, afetando a qualidade da educação. O artigo apresenta a necessidade de políticas públicas que valorizem os professores e garantam condições dignas de um trabalho que tenha significado sobretudo quando falamos de emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Vasconcelos Caminha, Veni Creator Christian University

Formado em História, especialização em História do Brasil pela FAFICA - Caruaru – PE. Professor do Fundamental 2 pelo município de Brejo da Madre de Deus e do Ensino Médio pelo SEE/PE Estado de PE. Aluno de Mestrado da Faculdade de Pós-graduação em Ciências da Educação da Veni Creator Christian Cristian University. 

Miriam Espíndula dos Santos Freire, Veni Creator Christian University

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPB, Professora Orientadora.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Como Citar

Caminha, R. V., & Freire, M. E. dos S. (2025). PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: VALORIZAÇÃO, DESAFIOS E O IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 814–847. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20563