MULHERES: ESCRITORAS NO RENASCIMENTO ITALIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20540

Palavras-chave:

Literatura feminina italiana. Renascimento. Itália.

Resumo

Retornando de um período de estudos realizado na Itália graças à seleção pelo PRINT, programa da Capes destinado a desenvolver planos estratégicos de internacionalização como forma de melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação brasileiros, de modo a dar maior destaque às pesquisas científicas e acadêmicas realizadas no Brasil, apresentamos o resultado de nossa mais recente pesquisa sobre a literatura feminina italiana renascentista. Além de podermos realizar uma expressiva atualização bibliográfica, tivemos acesso a arquivos e bibliotecas com material inédito, o que nos permitiu aprofundar os estudos sobre a obra de importantes intelectuais femininas do Renascimento (e não apenas). Na presente comunicação, apresentaremos algumas destas protagonistas de uma das épocas mais ricas da cultura italiana e mundial, o Renascimento, como Santa Caterina de Siena, Lucrezia Tornabuoni, Antonia Giannotta, Isabella di Morra, Gaspara Stampa, Veronica Franco, Veronica Gambara, Vittoria Colonna, Tullia d'Aragona, Isabella Andreini, entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Casini, Universidade de São Paulo

Professora de Literatura Italiana na Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. 

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Casini, M. C. (2025). MULHERES: ESCRITORAS NO RENASCIMENTO ITALIANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 237–248. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20540