THE USE OF ORIGAMI IN THE DEVELOPMENT OF LOGICAL THINKING, MOTOR COORDINATION, AND SOCIOEMOTIONAL GROWTH
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20517Palavras-chave:
Learning objects. Motor skills. Cognitive and emotional development.Resumo
Embora seja uma prática antiga, a utilização do origami no meio educativo é relativamente recente. Estudos têm demonstrado que as dobras no origami podem transmitir claramente alguns conteúdos matemáticos, auxiliando no desenvolvimento lógico, criativo, imaginário e espacial. O processo de dobrar o papel exige coordenação motora fina, promovendo o aprimoramento da destreza manual e da precisão nos movimentos, e quando realizado em grupo, favorece a socialização, promovendo a troca de ideias e o trabalho em equipe. A atividade foi realizada em duas escolas do ensino fundamental I, em Laranjeiras do Sul (PR), no segundo semestre de 2024. A proposta envolveu a aplicação de dobraduras simples, como animais e personagens de desenhos animados, permitindo a manipulação de formas bidimensionais e sua transformação em tridimensionais. A escolha de modelos acessíveis garantiu engajamento, evitando dispersão e desinteresse, capacitando os estudantes a seguir sequências lógicas e organizar o raciocínio espacial. O origami permitiu a potencialização da criatividade, o desenvolvimento cognitivo e emocional, tornando o aprendizado dinâmico e interativo, mesmo dentro de uma perspectiva lúdica. Esse objeto de aprendizagem pode ser uma alternativa interessante para conectar a matemática ao cotidiano de forma envolvente e significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY